Lagoa realiza "vestibular de touros"
Central quer descobrir no rebanho bovino brasileiro genética diferenciada para reprodutores de corte
A Lagoa quer descobrir no rebanho bovino brasileiro touros de genética diferenciada para reforçar sua bateria de reprodutores de corte. Para isso, criou o 1º Centro de Performance de Touros Lagoa (CP Lagoa), uma prova de ganho de peso, aberta a animais de todo o país, que selecionará animais com qualidades genéticas excepcionais - uma espécie de "vestibular de touros".
“O CP Lagoa pode ser considerado o primeiro vestibular de touros do país. Com essa iniciativa, disponibilizamos a pequenos, médios e grandes criadores a oportunidade de avaliar seus animais em teste de performance de grande confiabilidade e rigidez zootécnica, possibilitando identificar animais jovens superiores”, afirma Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da Lagoa.
As inscrições para a primeira safra do CP Lagoa encerram-se no dia 30 de abril. Podem participar machos jovens PO (puro de origem) das raças Nelore, Nelore Mocho e Angus nascidos entre 15 de agosto e 15 de novembro de 2006 (em fase desmame). O custo pela inscrição de cada animal é de R$ 895. Ao final do CP Lagoa, os animais considerados TOP irão para coleta na Lagoa. Os demais indivíduos serão leiloados.
Abreu explica que os animais serão submetidos a um teste de 180 dias no confinamento Nossa Senhora Aparecida (Sertãozinho/SP). Neste período, serão avaliadas 12 características produtivas: peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio e tipo.
De acordo com ele, as 12 características formarão um Índice CP, que vai classificar os touros. As avaliações genéticas serão coordenadas pelo zootecnista Luiz Alberto Fries consultor técnico da Lagoa. A USP/FZEA de Pirassununga (SP) ficará responsável pelas as avaliações de carcaça in-vivo, com tecnologia de ultra-som. A Coan Consultoria, será a responsável pelo elaboração da deita de confinamento dos animais.
“Por se tratar de uma prova de ganho de peso em sistema de confinamento, damos aos animais condições de mostrar muito mais rapidamente seu potencial genético. Dessa forma, adiantamos o teste de progênie em até 12 meses”, informa Abreu, acrescentando que as avaliações serão utilizadas no progênie do PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa.
Lucio Cornachini, vice-presidente da empresa, lembra que muitos outros reprodutores de destaque foram descobertos em provas muito semelhantes ao CP Lagoa. “Entre eles, cito Backup, Nitendo e Dassuen, que vieram de testes de performance com o perfil do CP Lagoa e, atualmente, são destaques de comercialização de sêmen na central”, destaca Cornachini.
As inscrições para o Centro de Performance Lagoa já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (16) 2105-2299 ou pelo e-mail cp@lagoa.com.br.