Lagoa seleciona futuros reprodutores da pecuária

Trezentos e trinta e seis animais das cinco principais raças zebuínas de corte (Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá e Tabapuã), serão avaliados pela Lagoa em seu 1º Centro de Perfomance (CP Lagoa), um grande teste de performance, realizado no Confinamento Nossa Senhora Aparecida, do Grupo Savenhago (Sertãozinho/SP). O objetivo é descobrir dentre os animais, vindos de todo o País, talentos genéticos que nortearão o futuro da pecuária de corte brasileira.

Os animais selecionados para participar do 1º CP Lagoa nasceram entre 15 de agosto e 15 de novembro de 2006. "O teste é um método de seleção pelo qual o animal é avaliado pelo seu desempenho em várias características, durante prova realizada em sistema de confinamento. Esta avaliação permite descobrir no rebanho bovino brasileiro, touros de genética diferenciada para reforçar sua bateria de reprodutores de corte da Lagoa", explica Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da empresa.

Ao todo, participam do 1º CP Lagoa animais de 105 criadores, de nove diferentes Estados (Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins). "É inédita a presença das principais raças em um teste de performance. Isso demonstra o comprometimento das associações e dos criadores com o objetivo de identificarmos jovens talentos para se tornarem futuros reprodutores", ressalta Abreu. 

Durante 180 dias, ou seja, até outubro, serão avaliadas 12 características produtivas – peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio e tipo. "Serão as mesmas características para todas as raças, no entanto a ponderação de cada uma delas vai ser diferente, determinado pelo corpo técnico de cada Associação, para evitarmos o efeito comparativo entre elas", explica. 

O teste de performance será coordenado pelo corpo técnico da Lagoa, que fará todos os trabalhos de avaliação e medições. Mas contará também com o apoio de uma equipe multidisciplinar. Rogério Coan, da Coan Consultoria, especialista em nutrição animal, será o responsável pela estratégia alimentar e o acompanhamento nutricional dos animais. Já o zootecnista Luiz Alberto Fries será o consultor técnico responsável pela avaliação dos dados e resultados em forma de DEPs (diferença esperada na progênie). A equipe da Universidade de São Paulo (USP) de Pirassununga (SP), fará as avaliações de carcaça in-vivo com tecnologia de ultra-som, além do apoio das equipes técnicas das associações de criadores de cada raça envolvida no teste. 

Os animais jovens superiores identificados no CP Lagoa serão levados a leilão em novembro. Além disso, os touros jovens classificados como Top Class poderão ser fonte para o teste de progênie do PAINT. "Além de receber todos os dados das avaliações técnicas dos animais inscritos, vale ressaltar que o pecuarista pode revelar um novo reprodutor para a Lagoa. Vale lembrar que grandes touros como Backup, Nitendo e Dassuen, entre outros, vieram de testes de performance com o perfil do CP Lagoa e, atualmente, são destaques de comercialização de sêmen na Central", ressalta o vice-presidente Lucio Cornachini.

O Centro de Performance Lagoa é uma realização da Lagoa e do Confinamento Savegnago, e conta com o apoio da Rações Fri-Ribe, Coimma, Champion, Riviera, Coan Consultoria, Siltomac e Ouro Fino, além das associações das raças participantes.  

Mais informações: www.lagoa.com.br e telefone (16) 2105-2299

Anterior
Anterior

Cidades gaúchas devem aderir sistema de inspeção

Próximo
Próximo

Superagro apresenta o boi muito além da carne