Lançado programa para levar computador ao campo

Meta é atender 500 mil pessoas em todas as regiões produtoras do país até final de 2010

Com o objetivo de promover a informatização no campo e a capacitação de produtores para o uso do computador na agropecuária, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, lançou nesta quarta-feira (20/5), em Brasília, o programa de Inclusão Digital Rural.

A meta é atender 500 mil pessoas em todas as regiões produtoras do País até o final de 2010. "A informatização do campo é fundamental para que tenhamos comunicação direta com os nossos produtores. Para isso, vamos oferecer salas de aula e lap tops (computadores portáteis) na roça", destacou Kátia Abreu, que também é presidente e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Segundo ela, 60% da população brasileira vivem no interior do país, dos quais 80% têm ligação direta ou indireta com a agropecuária. "A dependência destas pessoas da atividade rural só reforça a necessidade de irmos atrás dos produtores e trabalhadores para ensiná-los a usar computador para ajudá-los a aperfeiçoar a gestão dos seus negócios", destacou. No lançamento, foram doados os primeiros 1,5 mil computadores, por entidades que já aderiram ao projeto. A senadora informou que o Sistema CNS/SENAR buscará mais parceiros para equipar, até o fim deste ano, 500 salas de informática nos 500 maiores sindicatos rurais do Brasil, que representam 72% dos produtores rurais brasileiros. Os primeiros a receber os equipamentos, de forma simbólica, foram os sindicatos rurais de Itabaiana (PB), Ilhéus (BA), Rio Verde (GO), Barra do Garças (MT), Almas (TO) e Crato (CE). 

Também foi lançado o Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br), um novo portal que dará acesso às informações fundamentais para a atividade rural, como previsão do tempo, cotação de preços das principais commodities agrícolas, notícias econômicas e as ações desenvolvidas pelo Sistema CNA/SENAR, entre outros serviços. A partir de agora, o produtor poderá se cadastrar no Canal do Produtor para ter acesso ao conteúdo. "Os produtores precisam estar bem informados e ter acesso às notícias em tempo real. Se queremos que eles tenham mais eficiência para administrar suas propriedades, não dá para falar em eficiência sem informação e acesso à tecnologia", frisou Kátia Abreu, no lançamento do programa.

Atualmente, 628 mil produtores sindicalizados têm propriedades em municípios que dispõem de sinal para acessar a internet, por celular ou banda larga. "Ainda é pouco e este universo será ampliado", disse a senadora. Além da instalação das salas de informática, a presidente do Sistema CNA/SENAR está negociando uma linha de financiamento com juros favorecidos para a aquisição de lap tops pelos produtores.

Unidades Móveis - Para percorrer as comunidades rurais e oferecer conhecimentos de tecnologias de informática à população do campo, a FAESC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina) e a FAEAL (Federação de Agricultura e Pecuária de Alagoas) já adquiriram micro-ônibus adaptados em unidades móveis de informática, equipados com computadores para atender o público alvo do projeto.

Fontes: www.cna.org.br e  Sistema FAEPA-SENAR

Anterior
Anterior

Seminários para exportação do agronegócio no RS

Próximo
Próximo

Crescem exportações de carne bovina do MS