Leve Reação Do Mercado Atacadista De Carne Bovina
Os preços da carne negociada no mercado atacadista da Grande São Paulo subiram nos últimos dias, apesar do mercado pressionado – com exceção da ponta de agulha. A perspectiva do fim de ano já faz aumentar os preços de cortes tipo grill por exemplo.
Segundo pesquisas do Cepea, as cotações foram sustentadas pelo aquecimento da demanda, típico de início de mês. No mercado de boi gordo, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa fechou a R$ 72,75 na quarta-feira, 2, queda de 0,5% entre 25 de novembro e 2 de dezembro.
As escalas de abate relativamente alongadas pressionaram as cotações no período. Nos últimos dias, alguns frigoríficos com escalas acima de sete dias negociaram basicamente nos mínimos do intervalo de preços.
Os preços baixos pagos aos pecuaristas aliados a este aumento das peças de atacado renderam aos frigoríficos uma das melhores margens de lucro dos últimos tempos.
O melhor para o produtor seria segurar o gado o máximo de tempo possível, isso se não fosse a penalização dos animais acima de 20@ por parte dos frigoríficos. Como sempre o produtor fica numa situação difícil...
O consolo é que, segundo a Scot Consultoria, se em 2010 as plantas de abate paradas voltarem a funcionar (como a maioria promete) a demanda de gado gordo vai aumentar em 3,58 milhões de cabeças.
Fonte: ESALQ / Scot Consultoria