MS: Sanidade sem Fronteiras visa saúde do rebanho
O Programa “Sanidade sem Fronteira” tem levado capacitação e conhecimento aos assentamentos, reservas indígenas e pequenas propriedades rurais das fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. A parceria entre a Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MS) visa garantir a boa saúde do rebanho de Mato Grosso do Sul.
Através de ações, como o “Dia de Campo”, o programa treina agentes de sanidade, que atuam na prevenção de doenças, e sensibiliza os produtores rurais quanto a importância da erradicação da febre aftosa. “É através da educação que poderemos mudar a realidade dos produtores”, declara o Presidente da FAMASUL, Ademar Silva Junior.
No dia 29 de setembro, o Dia de Campo Sanidade sem Fronteiras, realizado no assentamento Rancho Loma, em Iguatemi, garantiu a aplicação de vacinas em 418 animais. A ação contou com a participação de alunos do curso de veterinária da Unigran de Dourados e da UFMS, de Campo Grande.
Por causa da chuva, o último Dia de Campo do assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, que seria no dia 24, foi adiado para o dia 08 de novembro. No dia 23, uma equipe de 17 participantes chegou a trabalhar 890 animais. Em Colorado, as atividades do “Sanidade sem Fronteiras”, que seriam dia 24, ocorreram ontem (25) com a presença de 30 participantes e vacinação de 281 animais. No mesmo dia, os assentamentos de Iguaçu e Tamakawi, no município de Itaquiraí somaram 41 participantes e 1.377 animais.
A idéia será estendida aos municípios de Amambai, Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho e Corumbá.
Além da FAMASUL e do SENAR-AR/MS, o programa conta com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (IAGRO), e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Fonte: Sato Comunicação.