Associação Brasileira de Brangus

View Original

MS tem 10% de participação do mercado externo da carne

Estado é protagonista na produção de carne de qualidade

Nos últimos anos a participação do Brasil e principalmente de Mato Grosso do Sul aumentaram nas exportações de carne de alta qualidade.  Há décadas, os produtores rurais e frigoríficos que investem em ofertar produtos nobres, buscam reconhecimento e maior espaço nesse mercado diferenciado.

Disponível nas chamadas boutiques, a carne nobre tem ganhado força após o período de pandemia, em que o país registrou o menor índice de consumo de carne dos últimos 25 anos. Apesar disso, o Brasil é hoje o segundo maior produtor de carne do mundo, espaço conquistado com participação de Mato Grosso do Sul, que saltou de 2% para 10% na participação do mercado externo.

Roberto Grecellé, executivo da ABB

Nesta terça-feira (03) o executivo da Associação Brasileira de Criadores da Raça Brangus (ABB), Roberto Grecellé, falou sobre as mudanças no setor que, para conseguir agregar valor ao produto final, tem investido fortemente no campo, com a criação de raças e animais selecionados, aprimorados geneticamente e padronizados.

“A gente fala todo dia com a cadeia produtiva da carne e o que a gente testemunha, nos últimos 20 anos sobretudo, é uma grande revolução no campo. Da forma como os animais são tratados, como são criados, a velocidade que esses animais chegam nos seus objetivos finais”, disse.

Segundo Roberto, nesse sentido a nutrição, sanidade e genética avançaram bastante, fazendo com que o produtor tenha o resultado no bolso muito mais rápido e com um produto de qualidade para os consumidores.

“Mato Grosso do Sul foi um grande protagonista na produção de carne de qualidade, outros estados tem uma grande importância também, mas o MS parece que entendeu essa visão de mercado quando priorizou a produção de um gado mais ajustado ao que o mercado da carne queria”, contou Grecellé. Assista a entrevista na íntegra:

Fonte: RCN 67