MS terá centro de pesquisa em pecuária de corte

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte), firmaram na manhã desta quarta-feira, 12, durante a abertura da Dinâmica Pecuária (Dinapec), em Campo Grande (MS), acordo para a construção do Centro de Excelência Tecnológica de Pecuária de Corte no Estado, sediado em área da Embrapa e para promoção de Ensino a Distância (EAD).
O Centro será uma das dez unidades a serem construídas no País, cada uma com um foco de atuação específica. Mato Grosso do Sul terá duas unidades, uma voltada para a pecuária e a segunda destinada a pesquisa e qualificação para o setor sucroenergético. As inscrições para esta modalidade de ensino iniciam no próximo mês, no Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br).
Os centros de excelência formarão profissionais de nível médio com conhecimento técnico para atuar e aplicar tecnologias nas propriedades rurais. "A expectativa é de suprir a falta de profissional especializado e aumentar a demanda de técnicos para atuarem nas mais de cinco milhões de propriedades rurais do País. A construção do local e a elaboração da grade curricular iniciam neste ano e as atividades em 2015", destacou o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.
O Ensino a Distância (EAD) oferecerá a capacitação de 160 horas em Pecuária de Corte, feita recentemente em parceria entre Senar e Embrapa com 20 instrutores de dez Estados. As aulas foram gravadas e transformadas em curso para qualificar técnicos e produtores.
"A pecuária de corte é uma cadeia das mais significativas e o grande desafio é ter técnicos bem preparados. Nossa meta é tirar a tecnologia das prateleiras e levá-la ao campo, onde há necessidade dela, aplicar as pesquisas onde há demanda e a Embrapa é a parceira natural para que possamos alcançar este objetivo, assim como Mato Grosso do Sul oferece o ambiente natural para essa parceria", avaliou o secretário executivo do Senar Central, Daniel Carrara.

Fonte: Senar/MS

Anterior
Anterior

Rússia volta a ser maior consumidora da carne bovina de MT

Próximo
Próximo

Senado aprova redação final de texto sobre manejo sanitário animal e vegetal