Associação Brasileira de Brangus

View Original

MT: fim do embargo russo deve beneficiar a pecuária do Estado, diz Acrimat

Dez frigoríficos de Mato Grosso estão habilitados para exportar carne bovina in natura e miúdos para a Rússia. A reabertura desses mercados beneficia os pecuaristas do Estado, que têm mais opções para comercializar o rebanho mato-grossense. O fim do embargo russo foi anunciado nessa quarta-feira (6) no site do Serviço Federal Veterinário e Fitossanitário (Rosselkhoznadzor) da Rússia.
De acordo com informações da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), as dez unidades estão liberadas para exportar carne in natura para Rússia estão situadas nos seguintes municípios: Rondonópolis, Várzea Grande, Mirassol D´Oeste, Pedra Preta, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Colíder, Barra do Garças, Tangará da Serra e Sinop. A unidade de Sinop é a única apta para exportar miudezas de carne.
"Essa situação amplia o leque de compradores da carne bovina mato-grossense. Além disso, deverá fortalecer a criação de bovinos no estado", comemora o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari. Segundo ele, os produtores têm condição para abastecer essas unidades. A expectativa ainda é que a mudança no mercado sustente o valor da arroba, promovendo boa rentabilidade para os pecuaristas.
No Brasil, das 59 unidades frigoríficas, 47 estão permitidas a exportar carne in natura para Russia. Cinco estão em análise. Outras cinco devem ter maior controle para conquistar esse mercado e duas ainda estão com restrições. Se tratando de miudezas de carne bovina, a exportação é liberada para 29 frigoríficos brasileiros, sendo que há 31 em restrição.

Fonte: Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat)