Associação Brasileira de Brangus

View Original

MT Imuniza Bovinos Com Menos De 12 Meses

Até o próximo domingo (28), os produtores de Mato Grosso que têm propriedades na fronteira com a Bolívia devem imunizar contra a febre aftosa 81,5 mil bovinos e bubalinos abaixo de 12 meses.

A expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é obter cobertura vacinal das 521 fazendas localizadas na área de vigilância da linha internacional, regiões de Cáceres, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Segundo o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária, da Superintendência Federal de Agricultura no Estado, Ênio Martins, a vacinação dos animais nessa faixa etária é importante em função da incidência da doença em animais jovens. “A declaração da vacina deve ser entregue até o dia 10 de março, em uma das cinco unidades locais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea)”, informa.

Serão inauguradas hoje (26), em Cáceres, duas das cinco barreiras sanitárias que estão sendo construídas pelo Ministério da Agricultura. “O objetivo é fortalecer o trabalho de vigilância na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, por meio de convênio com o Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem)”, ressalta o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz, que participará do evento.

Para Martins, 100% dos animais abaixo de 12 meses devem ser imunizados e todos os procedimentos estão sendo conferidos por técnicos do Indea. Já os bovinos e bubalinos, acima de 12 meses, serão vacinados nas etapas da campanha de maio e novembro.

Fonte: Acrimat