MT: produção de carne cresce no 1º sem

Estado produziu 593.000 toneladas de carne bovina nos seis primeiros meses de 2016

A produção de carne bovina no Brasil recuou 0,48% no primeiro semestre de 2016, em comparação a igual período em 2015, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, em Mato Grosso a situação é diferente. De janeiro a junho, foram produzidas 593.200 toneladas de carne no Estado, alta de 5,1% em relação a igual período do ano passado.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), esse incremento na produção mato-grossense deve-se, principalmente, ao maior peso de abate dos bovinos.

Encurtamento - O equivalente físico é um importante indicador que visa demonstrar a receita gerada com a venda de um boi gordo no atacado, e em seu cálculo considera-se um animal de 17 arrobas, 49% do seu peso advém do traseiro com osso, 39% do dianteiro com osso, e 12% da ponta de agulha.

Nas últimas semanas esse indicador registrou fortes valorizações, saindo de R$ 123,4/@ na quarta semana de agosto/16 para R$ 130,4/@ na última semana, acumulando assim alta de 5,7%. Nesse mesmo período de comparação, a arroba do boi gordo avançou apenas 0,65%, e com isso a diferença entre eles registrou uma forte diminuição, beneficiando, de certa forma, as indústrias.

No entanto, vale ressaltar que os frigoríficos vinham sofrendo com “margens” de comercialização bem negativas nas últimas semanas (mais de 7%), e essa melhora dá novo folego para eles, podendo influenciar positivamente sobre o preço do boi gordo.

Fonte: Imea

Anterior
Anterior

Pressão de alta no mercado do boi gordo

Próximo
Próximo

Reposição: preços podem voltar a subir