Associação Brasileira de Brangus

View Original

Exportação de carne bovina recua 9% em MT

O impacto dos embargos impostos por Egito e Irã à carne bovina de Mato Grosso pode ser visto nos resultados das exportações do produto em maio. Os embarques de carne bovina tiveram redução de 9,95% em volume e 8,75% em receita, com 24,90 mil tec de carne embarcada e receita de US$ 93,47 milhões. A restrição é resultado do caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB, também conhecida como Mal da Vaca Louca) registrado no mês passado em Porto Esperidião.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os dois países tiveram queda de 22,04% e 67,81% em volume de carne comprada de Mato Grosso, respectivamente.
Se para a indústria os resultados não foram positivos, para o produtor a situação é favorável, pois os preços estão subindo novamente, em razão da qualidade ainda boa dos pastos no Estado e da demanda interna por carne bovina aquecida pela Copa do Mundo. O preço pago ao produtor subiu 3% nos 10 primeiros dias de cotação de junho.
Segundo o Imea, o corte com osso no atacado que subiu menos foi o dianteiro com osso (2,15%) e o que subiu mais foi a ponta de agulha (5,93%).

Fonte: Portal DBO com informações do IMEA