Novos resultados do PACTO apresentados na Feicorte

No dia 20 de junho (quarta-feira), às 17h, no estande da central Alta Genetics, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo/SP, durante a Feicorte 2007, serão divulgados os últimos resultados do PACTO (Programa de Avaliação de Touros em Cruzamento) -  programa de avaliação de desempenho de reprodutores taurinos em cruzamento industrial.

Destinada à imprensa e aos criadores, a apresentação dos resultados contará com a presença da pesquisadora Lúcia Albuquerque da UNESP de Jaboticabal, que se encarregará de mostrar as conclusões do estudo da progênie e o sumário de 37 reprodutores das raças Aberdeen Angus (8), Red Angus (11) e Senepol (18). Nesta avaliação serão apresentados resultados para as características de peso ao nascer, peso na desmama, peso ao ano e perímetro escrotal, com progênies distribuídas em 17 fazendas de 7 estados da federação.

Em seu terceiro ano, o programa PACTO é uma iniciativa conjunta da central de inseminação artificial Alta Genetics, dos criadores e da UNESP, com objetivo de aumentar o número de informações sobre o desempenho dos touros Red Angus, Aberdeen Angus, Senepol e Hotlander no cruzamento com o zebu e dentro das condições da pecuária brasileira. Até então, só existiam no Brasil informações sobre o desempenho do gado taurino com raças puras em clima temperado.

Para isso, todo ano são distribuídas doses de sêmen de touros das raças Red Angus, Aberdeen Angus e Senepol para fazendas em diversas regiões do país (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Maranhão). Esse material genético é utilizado em matrizes parte delas aneloradas para o cruzamento com a Aberdeen Angus e Red Angus, ½ Red Angus com o Senepol e ½ Senepol com o Hotlander. A progênie deste acasalamento é avaliada pela equipe da UNESP de Jaboticabal.

Nesta Feicorte 2007, serão divulgados os resultados da safra de 2004-2005, sendo que os dados da progênie de 2005-2006 já estão sendo coletados. E a próxima safra (2006-2007) já está à caminho, pois o sêmen para a próxima estação de monta já foi distribuído.

Fonte: www.grupocultivar.com.br

Anterior
Anterior

Friboi: primeiro passo para integração da Swift

Próximo
Próximo

Brasil tem até 01/07 para mudanças na exportação