Olhos D’ Água e Gap Genética reinam em Uruguaiana

Exposição de Outono confirma bom momento da raça ao apresentar evolução no volume de animais e expositores participantes


Após o desafio de avaliar cerca de 90 animais na Expointer 2010 em Esteio, o especialista Oscar Campos, oriundo do Paraguai, esteve novamente no Brasil para apontar campeões e grandes campeões da raça Brangus. Desta vez foi em terras uruguaianenses, lá na Fronteira-Oeste gaúcha. O julgamento dos exemplares inscritos na 9ª edição da Exposição de Outono de Uruguaiana ocorreu na tarde de 13 de maio, uma sexta-feira de sol forte e muitas folhas secas ao vento.
         Como é de praxe, o Núcleo Brangus Sul Riograndense organizou a presença da raça nesta tradicional exposição do calendário do ranking nacional. A 2ª etapa da disputa de 2011 ocorreu na pista do parque Agrícola e Pastoril. O destaque ficou por conta do crescimento no volume de animais participantes, quase 50, fazendo com que a exposição passasse de categoria “C” em 2010 para etapa de categoria “B” na pontuação desse ano. A justificativa é a participação de nove expositores, sendo oito do Rio Grande do Sul e um de São Paulo, contra quatro no ano passado. Vale lembrar, que a categoria “B” no ranking nacional, tem como exigência a participação de no mínimo 40 animais e 6 expositores diferentes. O presidente do Núcleo Brangus Sul Riograndense, o criador Raul Torrent, avaliou positivamente a presença da raça na mostra. “Tivemos em torno de 48 a 50 animais em exibição e uma pista que como disse o jurado, foi de altíssima qualidade. Enfim, missão cumprida, pois foi uma boa feira. Vejo que estamos no caminho certo. Estamos organizando as cargas que levarão o Brangus gaúcho para a Exposição Nacional da raça em Campo Grande/MS e posteriormente na Feicorte em São Paulo/SP. Para a Nacional com certeza estaremos presentes em nossa festa da raça. Não há dúvidas que Campo Grande é mercado, é lugar ideal para ser uma Nacional e acho que será uma grande festa” salientou.
        
Julgamento
         Na pista, Oscar Campos valorizou a funcionalidade dos animais conforme destacou em seu comentário na abertura dos trabalhos de julgamento. Na disputa de fêmeas, a campeã terneira menor conquistou o grande campeonato. Segundo Campos, “Olhos D´Agua 5G 7206“, de 8 meses e 352kg se destacou por ser uma terneira de estrutura muito boa, com boas massas musculares, bom arqueamento de costelas, profundidade e grande feminilidade. “Realmente uma terneira excepcional” comentou. A filha de “Tres Cruces Cardenal 4312 TE” na matriz “Olhos D´Agua Prince 4G 6849” foi exposta pelo criador Antonino Souza Dorneles, da Estância Olhos D´Agua de Alegrete/RS.  A Gap Genética de Eduardo Macedo Linhares, conquistou o reservado de grande campeonato com “Gap F1384”, uma filha de “Gap C877” com a matriz “Gap VS158” que pesou 560kg aos 20 meses, sendo a campeã novilha maior. “Juquiry 6507” de 10 meses e 350kg foi a campeã novilha menor da exposição. A filha de “Chaltén” com  “Juquiry 3396” conquistou o título de terceira melhor fêmea para seu expositor, Ricardo Bastos Tellechea, proprietário da Cabanha Juquiry de Uruguaiana/RS. 
         Entre os machos, a Estância Olhos D´Agua de Antonino Souza Dorneles também fez bonito. Após ter sido apontado como reservado de grande campeão da Expointer 2010, também por Oscar Campos, o touro “Olhos D´Agua 6G 7020 Lotus” aos 19 meses e pesando 740kg, sagrou-se o grande campeão em Uruguaiana. Filho de “Sta Cruz 3475 ALI803GTE” na matriz “Olhos D´agua 5G6779 Dália”, o animal se destacou pela estrutura, massas musculares, masculinidade e por impressionar muito pela abertura de peito na avaliação do juiz. Já o campeão terneiro menor, “Gap G1255” de 9 meses e 425kg foi o escolhido como o reservado de grande campeão. Exposto por Eduardo Macedo Linhares, titular da Gap Genética, o macho é filho de “Ladicha 4803 Cuatrero” e “Gap Xuxa B1388”. Também veio da Gap Genética o terceiro melhor macho, título atribuído ao campeão dois anos, “Gap F843” um filho de “Gap C723” com “Gap A710”, que pesou 728kg aos 20 meses.

         Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento.
         Veja abaixo as fotos dos grandes campeões.


Expositores participantes:


Agrícola Anamélia – Brangus HP
Antonino S. Dorneles – Estância Ólhos D´Agua
Antonio Martins Bastos Filho – Cabanha São Bibiano
Angelo Tellechea – Cabanha Umbu
Eduardo Macedo Linhares – Gap Genética
Grey Poli – Cabanha Santa Inês
Lila Tellechea – Cabanha Paineiras
Raul Victor Torrent – Cabanha La Cautiva
Ricardo Bastos Tellechea – Cabanha Juquiry


Post: Nathã Carvalho

Imprensa e Comunicação

Associação Brasileira de Brangus

comunicacao@brangus.org.br

Anterior
Anterior

TV Brangus: Confira o vídeo do julgamento de Uruguaiana

Próximo
Próximo

Confira o resultado do julgamento da Exposição de Outono de Uruguaiana