Palermo 2018: Resultado dos Julgamentos
O sexto dia da Exposição Rural de Palermo começou em sol puro. Na terça-feira (23) começou as consagrações dos grandes campeões das principais raças bovinas da Argentina. Na última quarta-feira foi a vez de Brangus, raça essa com uma grande presença no norte da Argentina, que pela manhã escolheu seus melhores exemplares femininos. A Grande Campeã foi para a cabanha "Don Pedro", localizada em Colonia Belgrano, Santa Fé.
A arena da pista estava molhada: o júri Roberto Amalfi circulou entre os animais. Alto e com um chapéu marrom, ele esfregou as mãos e olhou cuidadosamente para cada uma das fêmeas. Este ano o Brangus trouxe 90 animais e 48 expositores para o show.
"Peço uma grande salva de palmas para esta linha", disse ele depois das 12h30. "Vimos animais que funcionavam bem, com boa caminhada, boas barrigas e úberes", explicou, com o microfone na mão, para o público das arquibancadas.
"Vamos", disse Amalfi. O presidente da Sociedade Rural da Argentina (SRA), Daniel Pelegrina; o presidente da Associação Argentina de Brangus, Víctor Navajas; o presidente da Associação de Braford Argentina, Fernando Fortuny, e outros representantes das associações de outros países da raça, caminharam ao lado do juiz em direção ao centro da pista.
Minutos depois, eles se aproximaram de Guillermo Gallo e proclamaram o vencedor. "Vamos Guille", gritaram do púlpito. Após o anúncio, o expositor Raul Francisco Gallo abraçou Guillermo Gallo, com o box 638, que não pôde conter as lágrimas. Afónico, distribuiu abraços a todos que vieram cumprimentá-lo. "Eu te disse", um homem gritou quando ele lhe deu um tapinha nas costas.
BOX 638 - Grande Campeã
"Estou animado. Desde o nascimento nós sabíamos que era uma boa carne. No ano passado não pudemos trazer, mas hoje eles nos deram, nós sempre teve um monte de fé , " disse La Nacion Guillermo Gallo, 36, quando agarrou O animal nasceu em junho de 2016. Este é o segundo da cabanha "Don Pedro", que em 2009 levou o Grande Prêmio Campeão Masculino.
Enquanto isso, a Reservada Grande Campeã foi para o box 628, Gregory Numo e Noel Werthein, Cottage "O Guasunchos" localizado em Villa Minetti, província de Santa Fe. O terceiro nas fêmeas foi para o box 595 de "La Sultana", "Las Lajitas" e "Pilaga".
BOX 628 - Reservada Grande Campeã
BOX 595 - Terceira Melhor Fêmea
JULGAMENTO MACHOS
O touro da La Sultana e Lanusse Lazcano Agronegócios foi premiado como o Grande Campeão Brangus. Desta forma, a raça coroou um dia de excelência após as premiações da manhã nas fêmeas.
Mauricio Groppo, diretor do programa genético de La Sultana, localizado em Morrison, perto de Bell Ville, Córdoba, lembrou que a cabine tem dez pódios entre mulheres e homens. E ele explicou sobre o box vencedor, o 551, que é filho de Francesco e Relevante.
BOX 551 - Grande Campeão
Emocionado, Groppo destacou o crescimento da raça: "Brangus cresceu muito, principalmente na produção de carne há 40 anos como uma raça estabilizada e continua a trabalhar, especialmente em tecnologia e técnicas de transferência de embriões e fertilização in vitro.". O Sultana também ganhou o prêmio pelo terceiro touro no show com o box 520.
Enquanto isso, o Reservado Grande Campeão foi para o box 556, de El Tigre-Marta Carina, Franco Bascoy, Tulio Acquarone e Don Pedro.
Facundo Rivolta, gerente da Associação Argentina de Brangus, disse La Nación : "A raça cresce na Argentina, ocupando mais espaço no gado e procura para manter os valores fundamentais, tais como a adaptação às duras campos, fertilidade, precocidade e qualidade O negócio para o produtor é complexo, embora o agricultor sempre tenha evitado obstáculos climáticos e conjunturais, é um momento para alcançar definitivamente a eficiência dos recursos disponíveis e, assim, obter rentabilidade ".
Rivolta também ressaltou que há uma alta demanda por carnes de qualidade, além de políticas favoráveis no mercado interno e a abertura de novos mercados externos que "dão muitas expectativas de avançar".
Tal como salientado no julgamento, o júri Roberto Amalfi escolheu animais bem adaptados, funcionais e com boa estrutura de carne. Rivolta comentou: "Tanto a linha final de fêmeas quanto os machos estavam muito equilibrados, o nível foi maior do que no ano passado, o que marca o caminho correto de seleção que os criadores tomaram de forma responsável."
Fonte: La Nacion
Fotos: Associação Argentina de Brangus
Confira mais fotos no Facebook da Associação Brasileira de Brangus