Paraguai importa genética Brangus dos EUA

Melhoramento da raça e genética de ponta é a aposta de duas fazendas do país

A genética de ponta da raça Brangus dos Estados Unidos será levada ao Paraguai para o melhoramento da linhagem no país. A transação ocorre por interesses de outros países pelo Paraguai e para dar início a exportações de carne da raça à União Européia.

Para isso, duas fazendas paraguaias fecharam um contrato com a firma norte-americana Cow Creek, umas das melhores criadoras de Brangus do mundo, que permitirá a transferência de embriões de animais puros em um curto período. O custo destas transferências de embriões gira em torno de US$ 300 mil. As duas cabanhas que fecharam o negócio são: Tacuara, de Andrés Soutter, e Paraíso, de Jorge Reinau.

De acordo com Soutter, em breve ambos farão uma viagem aos Estados Unidos para escolher os animais para a realização da transferência.

TECNOLOGIA
Em novembro deste ano serão extraídos 200 embriões. Para o ano de 2009, haverá uma nova coleta até que se completem 1000 transferências.

“Este trabalho genético que se realiza nos Estados Unidos já acontece há 25 anos para chegar a perfeição da raça. Com essas transferências, avançaremos uns 100 anos pela tecnologia de ponta que adquirimos”, garante Soutter. O resultado da primeira transferência será em agosto ou setembro de 2009, segundo informou o pecuarista ao jornal La Nación.

 “Atualmente temos dois touros de alto valor genético em Houston, dos quais estamos trazendo sêmen, pois os exemplares não podem ser trazidos ao país [Paraguai] pela proibição de transporte de animais de uma zona a outra. Na exposição do próximo ano já teremos bezerros em exibição, resultado desta genética”, comenta Soutter.

“Os norte-americanos estão surpresos com a produção de Brangus em nosso país, pois anualmente se registram 17.000 novas cabeças de gado. O Paraguai é o futuro para o investimento, pois conta com uma natureza privilegiada para a engorda de gado”, destaca Soutter.

Fonte: http://www.lanacion.com.py

Anterior
Anterior

ABB recebe revistas da Associação Internacional

Próximo
Próximo

ABB divulga álbum de fotos de Rio Verde