Pecuarista pode calcular rendimento de carcaça
Uma forma para que pecuarista consiga saber se foi lucrativo investir tempo e dinheiro no seu rebanho é calcular o rendimento de carcaça, um número simples de se obter, mas que pode passar despercebido por alguns. "Queremos sempre levar a melhor carne até o consumidor final e para isso contamos com o pecuarista como parceiro nesse processo. Ajudá-lo a perceber o rendimento da carcaça do animal é primordial", explica Eduardo Pedroso, gerente de relacionamento com o pecuarista do Independência Alimentos.
Para encontrar o rendimento de carcaça é necessário saber qual o peso da carcaça quente, nome dado ao corpo do boi sem a cabeça, patas, pele, vísceras, miúdos e rabo. Para se obter a carcaça quente ainda é necessário fazer a retirada de porções de sebo não-comestíveis e da ferida da sangria. A porcentagem de rendimento da carcaça é obtida dividindo-se o total da carcaça quente pelo peso do boi vivo em jejum e multiplicando o resultado por 100. Dessa forma, um animal que tenha pesado 500 quilos e cuja carcaça quente atinja 265 quilos, terá rendimento de carcaça de 53%.
O Independência Alimentos dá outras dicas aos pecuaristas, além do jejum e da pesagem feitos antes do transporte dos bois. "É importante pesar no mesmo horário todos os animais que serão embarcados, além de pesá-los individualmente e não em grupos", ressalta a médica veterinária Raquel Cadena, técnica responsável pelo Serviço de Atendimento ao Pecuarista (SAP) na unidade de Campo Grande (MS). Ela lembra ainda que as balanças digitais oferecem menor margem de erro do que as manuais e é importante mantê-las sempre em boas condições.
Para ajudar o pecuarista a observar a qualidade do seu rebanho, o Independência realiza a classificação individual de carcaças amarrada ao número do Sisbov, permitindo fazer um rendimento de cada carcaça. Além disso, o Independência fornece dados após o abate como o peso de carcaça quente, acabamento de gordura, conformação e idade. "Esses dados permitem ao pecuarista analisar mais atentamente o rebanho, chegando a saber a margem de lucro de cada animal", completa Andriana Tombini, técnica responsável pelo SAP da unidade de Senador Canedo (GO).
Atendimento
Essa ferramenta faz parte do Programa de Qualidade Bovinos Independência, desenvolvido pelo Independência Alimentos.
Para mais informações basta entrar em contato o Serviço de Atendimento ao Pecuarista (SAP) mais próximo pelos telefones (67) 3323-7000 (Campo Grande/MS), (67) 3441-2000 (Nova Andradina/MS), (67) 3245-0000 (Anastácio/MS), (38) 3821-2829 (Janaúba/MG), (69) 3449-2200 (Rolim de Moura/RO), (62) 3240-9000 (Senador Canedo/GO) ou pelo e-mail sap@independencia.com.br
Fonte: www.grupocultivar.com.br