Pesquisador da Embrapa é homenageado por contribuição à raça Brangus

107ª Expofeira de Bagé

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Joal Brazzale Leal recebeu, nesta sexta-feira (11/10), uma homenagem do Núcleo Bageense de Criadores de Brangus Ibagé por sua colaboração para o desenvolvimento e consolidação da raça no Rio Grande do Sul e no Brasil. A solenidade aconteceu após a prova de julgamento do Brangus, da qual Leal foi jurado, durante a 107ª edição da Expofeira de Bagé.

Durante o ato, além da apresentação do histórico de trabalho do pesquisador, foi inaugurada a galeria de honra do Núcleo, com o descerramento da foto do primeiro homenageado. “No entendimento da diretoria do Núcleo o pesquisador Joal teve uma participação notável, importante e definitiva para a raça e em função disso é o nosso primeiro homenageado”, destacou o presidente do Núcleo Bageense de Criadores de Brangus, Paulo Ricardo Dias.

Presente no ato, o ex-pesquisador da Embrapa Alfredo Pinheiro destacou a relevância de Joal para a raça hoje ser reconhecida em todo o Brasil. "A raça Brangus não estaria onde está se não tivesse contado com o trabalho de pessoas como o pesquisador Joal Brazzale Leal", disse.

Nome atuante na pesquisa agropecuária desde antes da criação da Embrapa, Leal tem um histórico de mais de cinquenta anos de contribuição para o desenvolvimento da pecuária brasileira. Médico veterinário por formação, foi chefe da Embrapa Pecuária Sul por mais de uma década, direcionando esforços de pesquisa em diversas frentes para o fortalecimento das raças bovinas europeias e sintéticas.

"Essa homenagem eu não ganho sozinho. É resultado do trabalho de muitas pessoas, de colegas e também dos produtores rurais. Então fico muito agradecido com a lembrança, mas gostaria de dividir esse reconhecimento com todos", destacou o Leal.

Fonte: Embrapa Pecuária Sul
Foto: Felipe Rosa

Anterior
Anterior

Cabanha São Bibiano fatura alto em Uruguaiana

Próximo
Próximo

Fêmeas Red Brangus puxam as vendas da São Rafael