Pfizer lança BOPRIVA, nova forma de castração
Controle de comportamento e melhoria da qualidade da carne. Até agora, obter essas vantagens por meio da castração justificava os riscos de complicações pós-cirúrgicas nos animais – até mesmo risco de morte. Para virar essa página da história da pecuária, marcada por estresse do animal, infecções, bicheiras e perda de peso, a Pfizer Saúde Animal desenvolveu o exclusivo e pioneiro Bopriva – vacina para imunocastração de bovinos, que acaba de chegar ao mercado brasileiro.
“Bopriva muda a maneira de os pecuaristas lidarem com a castração e, mais do que evolução, representa uma revolução dessa técnica”, descreve Fernanda Hoe, gerente de produto da Unidade Bovinos da Pfizer Saúde Animal.
O produto proporciona a suspensão temporária da fertilidade de machos e reduz o comportamento sexual e agressivo, tornando o manejo de bovinos de corte mais fácil. Entre as vantagens desse comportamento mais dócil, está a preservação dos pastos e instalações da propriedade. Bopriva ainda proporciona melhora no acabamento da carcaça, possibilitando a produção de uma carne de qualidade superior. “Não podemos deixar de mencionar que Bopriva não exige período de carência para abate, pois é um produto não hormonal que não deixa resíduo no organismo do animal”, complementa Fernanda.
Outro diferencial do produto é a preservação do bem-estar animal, acompanhando a tendência de mercados que se preocupam cada vez mais com essa questão. “O Reino Unido, por exemplo, já baniu de suas propriedades rurais práticas veterinárias sem anestésico”, aponta Fernanda. Bopriva atende a essa demanda, pois é administrado com duas doses injetáveis (dose e reforço) na tábua do pescoço e pode ser associado a outros manejos de rotina. “A primeira dose atua sensibilizando o sistema imunológico do bovino, para que ele comece a produzir o efeito desejado após a segunda dose”, explica. Para garantir maior precisão e segurança na aplicação, a Pfizer, em parceria com a Simcro (empresa sediada na Nova Zelândia), desenvolveu um aplicador exclusivo e oferece treinamento específico para a administração do produto.
Mecanismo de ação
“É importante ressaltar que Bopriva não tem nenhuma atividade hormonal ou química. Bopriva é uma vacina que estimula o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos contra o Fator de Liberação de Gonadotropinas (GnRF)”, esclarece Fernanda. Desta forma, o produto bloqueia a liberação de dois hormônios e, como consequência, suprime temporariamente a função testicular e a produção de testosterona em bovinos machos. Nas fêmeas, a função ovariana também é inibida temporariamente com o uso de Bopriva, reduzindo o comportamento de cio.
Sobre a castração cirúrgica
O método é geralmente realizado por meio de duas incisões laterais na bolsa escrotal do animal ou com a remoção do ápice do escroto. O procedimento traz uma série de benefícios, já conhecidos pelos produtores, principalmente relacionados ao comportamento mais calmo dos animais e melhoria da qualidade de carcaça, quando comparados a bovinos inteiros criados nas mesmas condições. Porém, a técnica não evita prejuízos causados pelas complicações pós-operatórias, perda de peso e risco de morte.
Ficha Técnica – Bopriva
Pesquisa e desenvolvimento - A Pfizer é uma das empresas que mais investe em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos para saúde animal, destinando globalmente cerca de US$ 300 milhões ao ano para esta área. No caso de Bopriva, foram realizados 24 estudos clínicos globalmente, envolvendo 4.620 animais. Mais de 20 mil animais foram tratados com Bopriva na Nova Zelândia.
Lançamento no Brasil - Maio de 2011
Aprovação no MAPA - Dezembro 2010
Onde Bopriva está disponível - Brasil e Nova Zelândia
Apresentação - Bopriva é uma vacina para imunocastração que funciona de forma similar às vacinas convencionais, comercializado em frascos de 50 e 100 doses. Aplicador exclusivo também disponível.
Indicação - Bopriva é um produto injetável, indicado para castração imunológica temporária de bovinos (macho e fêmea).
Dosagem e administração - Bopriva deve ser administrado com duas doses injetáveis (dose e reforço). A primeira sensibiliza o sistema imunológico do animal, que responde ao produto 7-14 dias após a segunda dose. O bovino só é considerado imunocastrado após a segunda dose (reforço).
Disponibilidade - Estará disponível em maio para venda. Para dúvidas ou confirmação de estabelecimentos onde o produto está disponível, entre em contato com o Pfizer Phone Saúde Animal: 0800 011 19 19.
FONTE: Portal do Agronegócio