Poder de compra de produtor de leite supera carne

Levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Leite) mostra que o preço médio do leite, nos últimos 12 meses, valorizou-se 26%, enquanto os custos subiram 6% no mesmo período. Por outro lado, segundo a Scot Consultoria, as cotações do boi gordo, em São Paulo, aumentaram 15,8%, na mesma comparação. "A valorização da pecuária de corte foi menor que a de leite", afirma Glauco Carvalho, economista da Embrapa Gado de Leite.

O Índice de Relação de Troca - que permite ver o poder de compra do produtor - calculado pela Embrapa em junho, foi o maior desde setembro do ano passado. Carvalho lembra que isso se deve ao fato de os preços do leite terem registrado altas significativas a partir de abril. Segundo o estudo, o índice está 18,5% superior ao de junho de 2006. "Sem dúvida, o poder de compra melhorou", disse Carvalho ao "Gazeta Mercantil".

O índice é calculado a partir dos preços recebidos pelo produtor e os preços pagos. Neste quesito entram equipamentos, vacas em lactação, mão-de-obra, ração, sanidade animal e combustível. Na avaliação de Carvalho, se antes de abril alguns produtores conseguiam cobrir seus custos, a partir de então, ele acredita que "provavelmente todo mundo pague". Além do aumento das cotações do leite, o economista lembra que nos últimos meses, com a entrada da safra, os custos de produção da pecuária caíram, pois houve desvalorização nos preços das rações.

Fonte: www.portaldbo.com.br

Anterior
Anterior

Indústria: PF deflagra Operação Arroba

Próximo
Próximo

Centro-Sul do Pará livre de aftosa com vacinação