Produção Integrada deve triplicar em um ano
Até 2009, deve triplicar o número de projetos no Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi). Atualmente, 55 projetos estão em desenvolvimento no País e a expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é que mais 102 sejam executados na safra 2008/2009. Os números foram divulgados na terça-feira (06/05), em Brasília, durante o Encontro Técnico Nacional de Coordenadores de Produção Integrada.
Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero, destacou a importância desse projeto. “A produção integrada respeita as questões ambientais, sociais, tecnológicas, sanitárias e o bem-estar animal. É importante que o Brasil tenha o seu modelo adaptado às suas particularidades”, explicou.
O Sapi envolve 2,3 mil produtores, que atuam em 63 mil hectares, distribuídos em 18 estados da Federação. De acordo com o coordenador-geral do Sapi, Luiz Carlos Bhering Nasser, com a implantação das normas técnicas específicas para o café, arroz, soja e batata, espera-se um aumento substancial dos produtores dessas cadeias produtivas, até o próximo ano.
Durante a reunião, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, ressaltou o crescimento da agricultura brasileira. “Esse é o País que mais cresce no mundo, em termos de exportação de excedentes, nos últimos seis anos. Estamos conseguindo compatibilizar produção interna com aumento de exportação e produção de matéria-prima para bioenergia. Nos próximos oito anos poderemos dobrar a produção de álcool e, daqui a dez ou quinze anos, dobrar a produção de soja, milho e carne de frango. Temos espaço e tecnologia para isso.”
O produtor rural do Vale do São Francisco (PE) Euder de Almeida Ribeiro atua há quatro anos no mercado de produção integrada com as culturas de uva, manga e caju. Para ele, a adesão ao programa contribuiu para o aumento de 20% nas exportações. “Antes produzíamos de maneira empírica ou com orientação de consultores externos, que estavam preocupados apenas com a qualidade do produto final. Com a produção integrada começamos a garantir o processo por meio da sustentabilidade, preservando o meio ambiente e a parte social. Como resultado, conseguimos obter um bom produto exportável e com reconhecimento de mercado”, enfatizou.
Quarta-feira (07/05), às 10 horas, haverá degustação de produtos do Sapi, na Exposição de Produção Integrada, no 3° andar no anexo B do Mapa.
Fonte: www.agricultura.gov.br