Prova Top Brangus avalia Eficiência Alimentar de animais no Sul

O touro Brangus JMT G095, pertencente à JMT Agropecuária, de São Gabriel (RS), foi o vencedor da segunda prova Top Brangus UFRGS, realizada em parceria entre a Associação Brasileira de Brangus (ABB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados foram divulgados na terça-feira (12/01) em um dia de campo realizado na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, em Eldorado do Sul (RS).

A prova avaliou 22 touros, provenientes de 14 propriedades, estabelecendo um ranking de eficiência alimentar que correlaciona Consumo Alimentar Residual (CAR) ajustado pela espessura de gordura subcutânea (CGPR). A avaliação é coordenada pelo professor Jaime Tarouco, profissional de referência internacional em avaliação de carcaça por ultrassom e maior autoridade brasileira nesse tema.

Confira o Ranking:

Tabela UFRGS.png

1º JMT G095, JMT Agropecuária

2º - 9902, Estação Experimental Agronômica da UFRGS

2º - 9902, Estação Experimental Agronômica da UFRGS

3º Paipasso G07/19, Brangus Paipasso

4º São Xavier 8332, São Xavier

5º GAP U801/19, GAP

5º GAP U801/19, GAP

O teste tem como objetivo medir a eficiência alimentar e avaliar o ganho de peso, as características de carcaça avaliadas por ultrassom e o perímetro escrotal. Ao final é gerado um Índice (TOP Brangus) com ponderações de todas essas medições. O intuito é ranquear os animais mais bem avaliados e com características produtivas e equilibradas que o mercado da pecuária de corte busca.

O evento contou com a participação de alguns dos mais importantes selecionadores da raça no Rio Grande do Sul, representantes do Conselho Técnico e do Corpo Técnico da ABB, alunos e professores da UFRGS.

A ABB acredita na importância desse projeto para a raça, sobretudo para os criadores e usuários, e, dessa forma, já intensificou os trabalhos para que na próxima edição da prova reúna ainda mais criadores. “Entendemos que a prova Top Brangus UFRGS é de suma importância para o desenvolvimento da raça. A seleção por eficiência alimentar é a ferramenta de maior impacto econômico na pecuária de corte. Quando se mede eficiência alimentar correlacionado com fertilidade e todas demais características exigidas pelo consumidor de carne, estamos no caminho certo para uma pecuária moderna e sustentável”, ressaltou o presidente do Conselho Técnico da ABB, Antônio Carlos Corrêa Osório.

Grupo de touros de Elite da prova Top Brangus UFRGS

Grupo de touros de Elite da prova Top Brangus UFRGS

Anterior
Anterior

Prova de eficiência alimentar mede desempenho do Brangus e Nelore

Próximo
Próximo

2020: um ano de adaptação e muitas conquistas para Associação Brasileira de Brangus