Queda Na Produção Mundial De Carne Bovina
A USDA (United States Department of Agriculture) divulgou nota em que prevê uma redução na produção mundial de carne bovina em 2010. O Brasil e a Índia devem ter aumento na produção de 4% e 5% respectivamente mas isto não será suficiente para compensar a queda acentuada na produção dos Estados Unidos, Argentina e China.
A Argentina é o maior exemplo de crise no sistema pecuário. A política antiinflacioária realizada pelo governo por meio de subsídios aos confinamentos está por um fio; aliás, este repasse já está suspenso. Há uma queda nos preços e um desencorajamento muito grande para produzir carne.
Os mais de 500 confinamentos da Argentina dependem de 200 pesos (US$ 52) por cabeça, que o governo está deixando de pagar desde setembro. A redução de incentivo para produtores de gado é parte das regras do governo que tornaram inviável a exportação de carne para muitos produtores. Espera-se em 2010 uma dimunuição de 13% na produção de carne bovina e um rebaho 10% menor, já taxa de reposição dos rebanhos está muito abaixo do normal.
Este panorama aliado ao aumento de consumo esperado em 2010 (no pós crise) leva a USDA crer que as exportaçãoes do Brasil deverão crescer. As estimativas são que o aumento seja de 20% em 2010. Tomara que o câmbio ajude no próximo ano.
Fonte: Scot Consultoria