Parque de Exposições Agrícola e Pastoril recebeu a etapa brasileira do 4º Fórum Mundial de Brangus
Conhecida como a raça forte, os bovinos brangus estiveram em destaque no último final de semana, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. O Parque de Exposições Agrícola e Pastoril recebeu a etapa brasileira do 4º Fórum Mundial de Brangus. O evento ocorria em Salto, no Uruguai, desde o dia 24 de abril, com a participação de cerca de 230 criadores da raça de diversas partes do mundo.
Além de palestras e exposições de animais da raça ocorreram reuniões de criadores. O fórum se realiza a cada dois anos. Ficaram definidos os países sedes das próximas edições do evento: em 2009, no Paraguai, e em 2011, na Austrália, em comemoração aos 50 anos da Associação de Criadores de Brangus daquele país.
– Aqui no Rio Grande do Sul vocês têm animais de ótima linhagem. Os criadores de fora ficaram encantados com a qualidade dos bovinos – disse a presidente da Associação de Brangus do Uruguai, que sedia o evento, Tereza Aishemberg.
Segundo ela, os congressos são um momento de troca de experiências. Além disso, servem para a consolidação de negócios.
– Reunimos no fórum criadores da Austrália, da Argentina, da Bolívia, do Brasil, da Colômbia, do Equador, do México, do Paraguai, dos Estados Unidos, da Venezuela e do Uruguai. A integração foi perfeita – avaliou a presidente.
A campeã do fórum mundial de brangus, na categoria fêmea, foi a exemplar criada em Uruguaiana, de propriedade de Sérgio Tellechea.
– Ficamos muito orgulhosos. É uma exposição importante entre os criadores da raça. Nossa família tem tradição na criação de brangus desde os anos 70 – destacou o criador.
Fonte: Revista Globo Rural