RENATO PINTO PAIVA – TÉCNICO DO MÊS
Para Paiva: “Brangus é a raça do futuro no Brasil. Se adapta em todo território nacional”
A partir de hoje, contaremos com o quadro TÉCNICO DO MÊS, no site da Associação Brasileira de Brangus. Aqui você pode conhecer mais sobre esses profissionais que prestam serviço para a ABB e avaliam os animais que estão aptos a serem registrados. Para inaugurar o quadro de hoje, foi escolhido o técnico que mais faz registros na ABB, Renato Pinto Paiva, de Uruguaina, RS. Com duas formações universitárias (zootecnista e médico veterinário) e há oito anos prestando serviço à raça Brangus, Paiva atende 16 criadores do sul do país. Sobre a raça ele garante: “Sempre é um bom momento para criar Brangus”. Para conhecer um pouco mais sobre esse técnico e também pegar os contatos dele para possíveis serviços, leia a entrevista com o nosso TÉCNICO DO MÊS.
Associação Brasileira de Brangus – Quais são as características fundamentais que um animal precisa ter para conseguir registro?
Renato Paiva - Selo Racial acompanhado de características melhoradoras como: estrutura óssea e desenvolvimento carniceiro, boa linha superior, arqueamento de costela bem desenvolvido, boa capacidade digestiva, aprumos corretos e carcaças profundas, além de características sexuais desenvolvidas.
ABB – Qual a importância de registrar o animal?
Paiva – Além de agregar valor, o rebanho passa por uma seleção genética e fenotípica, a qual tem uma grande evolução no tipo racial desses indivíduos, direcionando-os para o padrão zootécnico que procuramos hoje.
ABB – Nas visitas que faz, sente que os criadores estão conscientes desta importância?
Paiva – Sim, todo criador quer melhorar e aprimorar seus produtos.
ABB – Como profissional e técnico da raça Brangus, por que acha que o criador deve investir na raça?
Paiva – Porque é a raça do futuro para o Brasil. Com o novo momento do seguimento carne, o Brangus se adapta bem em todo o território nacional aliando a suas qualidades, que são fertilidade, precocidade e carne de qualidade do Angus, à rusticidade do Zebuíno.
ABB – Você atende criadores somente do sul do país ou também em outras regiões?
Paiva – Atendo no Rio Grande do Sul, nas cidades de Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Barra do Quarai, Quarai e Rosário do Sul, na fronteira oeste gaúcha.
ABB - Em resultados, como o Brangus se destaca na pecuária nacional atualmente?
Paiva - Os resultados na pecuária nacional da nossa raça são muito importantes. Estamos levando qualidade de carne aos nossos rebanhos, junto à adaptação em todo o Brasil.
ABB – Acha que agora é um bom momento para quem pretende começar na raça?
Paiva – Sempre é um bom momento para criar Brangus. Ainda mais agora com a pecuária em alta, quem entrar agora já está chegando atrasado.
ABB – No último levantamento que fizemos deste ano, você havia feito 304 registros de animais. Qual a média de registros que faz por ano?
Paiva – Em torno de 3.000.
ABB – Em geral, no fechamento de cada ano, a maior quantidade de registros na Associação é feita por você. A que atribui este resultado? Acredita que a maior concentração de criadores de Brangus está no sul do país? Como vê o potencial dos outros estados?
Paiva – Trabalho em uma região que tem criatórios importantes da raça, com volume muito grande de gado e com criadores tradicionais, que foram os precursores da raça, apostaram, investiram e a seguem criando. Pessoas que trazem já de várias gerações da família, a pecuária como profissão. A raça se encontra totalmente consolidada aqui, veja que com toda crise que passamos se manteve com solidez. Como já falei anteriormente, é raça de grande expansão para o centro e norte do nosso país.
ABB – Se algum criador quiser contratar seus serviços, quais são seus contatos?
Paiva – Telefones: (55) 2102-9175/(55)3412-3078/ (55) 9977-7281
E-mail: rppaiva@uol.com.br