Reunião Define Regras para Censo de Confinamentos
Foi realizada na última quarta-feira dia 30/09 uma reunião entre técnicos da Associação Brasileira de Confinadores (Assocon) e lideranças do Centro de Defesa Animal (CDA), órgão subordinado à Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo. O objetivo foi discutir a realização do primeiro censo de confinamentos do estado de São Paulo, que tem como data prevista para começar dia 09/10, sexta-feira.
A estimativa é de que 645 municípios paulistas sejam visitados, e os confinamentos em atividade sejam mapeados, identificados e classificados. A equipe é composta por 40 médicos veterinários, cada um representando uma regional da Defesa Animal, e mais 60 pessoas como equipe de apoio. De acordo com João Carlos Hoppe, responsável técnico da Defesa Estadual, nesta quinta-feira dia 08/10 todos os técnicos receberão treinamento para aplicação correta do questionário. Também na ocasião, cada técnico de regional deverá trazer um pré-levantamento da sua área a fim de agilizar o processo de coleta de dados que é o mais demorado.
O questionário é composto por 150 questões e foi elaborado pela Assocon sob a coordenação da zootecnista Maria Fernanda Volpato, para depois ser enviado a Cepea/USP que também é a entidade responsável pela interpretação dos resultados.
Para Juan Lebrón, diretor operacional da Assocon, o censo tem muito a esclarecer. Afirma ser importante conhecermos as implicações sociais, ambientais e econômicas da atividade de pecuária intensiva. Atualmente a Assocon conta com 11 confinamentos no estado de São Paulo totalizando 47.202 cabeças aproximadamente. Vale lembrar que não entram no censo propriedades com regime de semi-confinamento.
Fonte: Cultivar Publicações