RS -1ª Feira de Terneiros da Pecuária Familiar
Já possui data a 1ª Feira de Terneiros de Corte da Pecuária Familiar em Bagé no RS
Está definida a realização da 1a Feira de Terneiros de Corte da Pecuária Familiar, a ser realizada em Bagé (RS), no dia 29 de abril de 2010, paralelamente à 36a Feira Oficial de Outono. A idéia do evento inédito surgiu pela importância que tem a pecuária familiar hoje no Rio Grande do Sul. O aval foi formalizado pelo secretário da Agricultura do Estado, João Carlos Machado, em reunião ocorrida neste final de semana em Bagé, com secretários municipais, lideranças do setor e entidades ligadas ao agronegócio daquela região.
Durante o encontro, Machado destacou o programa de fomento do Governo estadual que está sendo elaborado por técnicos da Secretaria, Fetag, Emater e Fepagro, abordando, entre outras questões, a melhoria genética dos animais, o índice de natalidade e as pastagens. "Nosso estado tem hoje 60 mil pecuaristas familiares. Isto significa que 30% do rebanho bovino gaúcho está nas mãos do produtor familiar", lembrou o Secretário.
A feira de terneiros da pecuária familiar será aberta a todos os pecuaristas familiares do Rio Grande. Posteriormente, em havendo demanda, o evento poderá ser regionalizado, passando a acontecer nos moldes das exposições oficiais de primavera e de outono. As mesmas regras das feiras regionais valerão para os animais participantes do evento da pecuária familiar.
Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Rural de Bagé, Edegar Franco de Franco, o presidente do Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé, Edison Paiva Júnior, o secretário da Agricultura de Dom Pedrito, Jerferson Vargas e o vice-presidente da Associação Rural, Paulo Ricardo Dias, entre outros. Além de Bagé e Dom Pedrito, fazem parte do grupo outros nove municípios da região: Aceguá, Caçapaca do Sul, Candiota, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista.
Fonte: www.centroboi.com.br