Estiagem prejudica fornecimento de carne bovina no RS

De acordo com o Sicadergs, Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul, a estiagem que desde agosto castiga a região da Campanha no Estado pode gerar uma redução de até 30%no fornecimento de carne bovina para os frigoríficos gaúchos em janeiro.
Segundo Ronei Lauxen, presidente do Sicadergs, o resultado foi calculado de acordo com a média de abates registrados durante2010. ""Mantivemos a média de 140 mil cabeças mensais, ma sem janeiro deve cair para 98 mil animais, tudo pela dificuldade dos produtores em acabar bovinos", disse o dirigente.
escassez joga um balde de água fria no setor, justamente em um período considerado de recuperação. "Chegamos a 1,85 milhão de cabeças abatidas em 2010, contra as 1,45 milhão verificadas em 2009, um incremento de 28%", afirmou Lauxen. Entre as alternativas para minimizar o problema está a retomada das importações de carne de outros estados ou mesmo de animais vivos da Argentina e do Uruguai.De acordo com Lauxen, se começar a chover será possível melhorar parcialmente o processo de engordados animais, mas, por causa da redução na disponibilidade de pasto,as fêmeas podem não entrar no cio, reduzindo o número de bezerros na primavera. Erone Londero, gerente regional da Emater de Bagé,calculou que, caso a situação se mantenha, é possível que haja uma queda de 50% na disponibilidade de bezerros a campo em setembro deste ano. "Se calcularmos as perdas de Bagé, Dom Pedrito e Lavras do Sul, a redução da oferta pode chegar a 150 mil bezerros,ou R$ 90 milhões nos três municípios", alertou.
Cerca de 40% do rebanho gaúcho se concentra na região da Campanha e da Fronteira-Oeste do Estado e a continuidade da seca pode culminar em prejuízo da ordem de R$ 500 milhões apenas nessas duas regiões.
Fonte: Jornal do ComércioPost: Imprensa e Comunicação
Associação Brasileira de Brangus
Nathã Carvalho

Anterior
Anterior

Receita com exportações de couro cresceu 50% em 2010

Próximo
Próximo

Percevejos castanhos atacam pastagens em MS