Associação Brasileira de Brangus

View Original

RS: Mapa destina recursos para o custeio e investimentos, informa SFA

Os recursos destinam-se ao fomento, defesa sanitária animal e vegetal e inspeção. Serão destinados R$ 2.364.946,58 para custeio e R$ 3.444.186,50 para investimento. O convênio visa prioritariamente fortalecer e viabilizar o Sisbi/Suasa (Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), dentro do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária.

Será dada prioridade aos consórcios que já estão em fase adiantada de organização, uma vez que facilitam a implantação do programa, podendo contratar técnicos que atendam a vários municípios, tornando o custo para as prefeituras bastante reduzido. Assim como as plantas de abate que também poderão atender a uma quantidade maior de usuários viabilizando sustentavelmente o projeto. O Suasa é uma ferramenta que deverá ser implementada em todo território nacional, pois se trata de execução compartilhada entre União, Estados e Municípios.
No Rio Grande do Sul temos ainda o Susaf que também será incentivado e apoiado com investimentos e capacitação a fim de que mais municípios, com suas agroindústrias familiares, possam produzir e vender seus produtos em todo território gaúcho.
Precisamos permitir o acesso das agroindústrias ao mercado, caso contrário as de pequeno porte não terão condições de sobrevivência por conta das restrições de não poder vender os produtos além das fronteiras de seus municípios.
A Superintendência acompanhará in loco todas as ações necessárias para execução do convênio e pretende atuar com ritmo acelerado para que os resultados sejam imediatos.

Fonte: Mapa/SFA/RS