RS: Programa de Boas Práticas para Bovinos de Corte do Senar-RS acontece em Caçapava do Sul
Caçapava do Sul recebe, nesta quarta-feira (20), uma nova turma de capacitação em Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para Bovinos de Corte do Senar-RS. O programa foi reestruturado para qualificar ainda mais o atendimento ao participante do programa. Ao todo, serão 108 horas distribuídas por 11 módulos que abordam os 129 itens da lista de verificações proposta pela Embrapa.
"São itens que variam do manejo do rebanho, passando pelo gerenciamento da propriedade, até questões ambientais. Para isso, temos 8 instrutores do Senar-RS habilitados nas áreas de administração, agronomia e veterinária"- explicou o técnico do Senar-RS, Pedro Faraco Rodrigues.
As turmas devem ter entre oito e 20 participantes, e a recomendação da entidade é que participe o dono da propriedade e um funcionário. O programa prevê o atendimento de até 10 propriedades por turma neste programa, com 28h de consultoria individual nas propriedades. Os temas, são voltados tanto para o proprietário, quanto para o trabalhador da propriedade, que pões em prática as ações.
Além da reformulação do programa esta será a primeira turma que terá a certificação completa. Antes, a certificação era dada por módulos concluídos com cursos do Senar-RS. O programa tem ainda a participação da Embrapa no processo de avaliação da propriedade. O Programa de Boas Práticas estará disponível entre os programas regulares do Senar-RS e poderá ser solicitado nos sindicatos rurais conveniados com o Senar no Estado.
Fonte: Senar-RS