RS Receberá Missão Europeia Em Março
O Rio Grande do Sul recebe visita de missão da União Europeia nos dias 8 e 9 de março, quando serão verificados os controles em saúde pública e rastreabilidade animal em algumas propriedades rurais do Sul do Estado.
A médica veterinária Lucila Carboneiro dos Santos, da Secretaria da Agricultura (Seappa), acompanha o grupo de técnicos europeus. Há a possibilidade de visitação a aproximadamente nove propriedades.
A vinda da comitiva da UE tem como objetivo principal a verificação do processo de rastreabilidade animal (Sisbov), com o sentido de referendar a exportação que existe para os países da comunidade europeia. Os técnicos vão inspecionar o sistema de controle e registro do trânsito animal, bem como as ações de defesa sanitária realizadas, como a vacinação do rebanho.
Outros estados brasileiros recebem a visita da missão europeia, cujo roteiro no Brasil se inicia em 2 de março e tem conclusão prevista para o dia 15 do mesmo mês.
E as pastagens...
No Rio Grande do Sul, as condições seguem favoráveis ao bom desenvolvimento das pastagens, que neste verão está apresentando um desempenho excepcional, conforme o Levantamento Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar.
A forragem é abundante e na maioria das zonas de importância pecuária a sobra de pasto nas áreas de pastoreio. Em decorrência de a condição alimentar ser favorável o gado bovino está obtendo ganhos de peso acima do inicialmente esperado. O atual ciclo reprodutivo também está muito bom e devido à excelente condição nutricional deve se refletir em um maior índice de prenhez e, consequentemente, um maior número de nascimentos na próxima primavera.
Fonte: Emater/Rs