RUI GILBERTO SAWITKZI – CRIADOR DA SEMANA
“Em cruzamento não se pode inventar moda”
Auto-suficiência à empresa, esse foi o motivo que levou o criador Rui Gilberto Sawitkzi, da Companhia Agropecuária Agrosan, de Juara, no Mato Grosso, dar início a criação de Brangus, nove anos atrás. A decisão rendeu resultados e hoje a empresa colhe os frutos. Com uma propriedade situada no centro-oeste do país, local conhecido pelas altas temperaturas, a raça Brangus não deixou a desejar e o alto desempenho dos animais se assemelha aos resultados de criações de todo o Brasil. Para Rui Sawitkzi: “Cruzamento bem feito com a raça certa é só sucesso”. A entrevista completa você lê abaixo no quadro CRIADOR DA SEMANA.
Associação Brasileira de Brangus – A frente da Companhia Agropecuária Agrosan há 40 anos, o que o fez investir na raça Brangus? Que vantagens vê na raça?
Rui Sawitkzi – A necessidade de encurtar a idade de abate e melhorar a precocidade sexual das fêmeas. Bezerros ao pé da novilha até os 24 meses, acabamento de carcaça e precocidade de abate.
ABB – Acredita que valeu a pena?
Rui – Estamos na raça para tornar a empresa auto-suficiente. E hoje estamos colhendo os frutos.
ABB – Como acha que o Mato Grosso se posiciona na raça em relação ao restante do país?
Rui – Estamos com um grande desafio. Em um clima amazônico, acertando o grau de sangue para nossa região. No nosso ponto de vista e pelo tempo que estamos na raça não deixamos a desejar para o restante do país.
ABB – Como é a comercialização com o frigorífico?
Rui – No primeiro momento tivemos uma certa restrição. Após os abates não tivemos mais, pois os animais tinham um acabamento perfeito. Cruzamento bem feito com a raça certa é só sucesso. Em cruzamento não se pode inventar moda.
ABB – Qual a importância de trabalhos de melhoramento no rebanho Brangus?
Rui – Faz com que haja um aumento da produção, tanto em quantidade como em qualidade dos produtos ofertados. Também nos identificam quais os animais superiores em produção que devem permanecer no rebanho ou ser descartados. 100% do rebanho passam pela avaliação genética NATURA (Brangus).
ABB – Que animais do seu plantel hoje estão em posição de destaque?
Rui – Touro da safra 2004 - 83 filhos avaliados ao desmame com bons resultados, esperando a avaliação de sobre ano. Também os touros superiores da safra de 2005 e 2006 com sêmen congelado para testes de progênie.
ABB – Para obter sucesso com a raça, qual o segredo?
Rui - Ter um bom sangue Zebu para começar e escolher touros Deca 1 dos Sumários.
ABB - Qual a dica aos novos criadores?
Rui - Fazer um bom planejamento, pesquisar bem as raças, ver se é isso que quer, um bom manejo e boas pastagens.
ABB – E aos que já estão há algum tempo na raça?
Rui – Ter um programa melhoramento genético em seu rebanho, procurar se informar de seus benefícios e o sucesso da raça será maior.