Secretários de Agricultura criam Conselho Nacional
Secretários de Agricultura de mais de vinte estados reúnem-se sexta-feira (17/08), em Campo Grande/MS, para eleger a diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura – Conseagri. A formação do Conselho está sendo articulada pelo secretário de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, desde o início do ano, quando foi promovida a primeira reunião, em Belo Horizonte.
No encontro do Mato Grosso do Sul, que será realizado na Embrapa Gado de Corte, a partir das 9 horas, haverá eleição do presidente e o vice-presidente do Conseagri para uma mandato de dois anos. Também será escolhido um representante para cada região do país. Além dos secretários estaduais, participa do encontro o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Afonso Kroetz.
De acordo com Gilman Viana, o Conseagri vai facilitar a elaboração de propostas para o desenvolvimento do agronegócio nacional. “É preciso intensificar a interlocução entre os estados e o governo federal, pois temos vários assuntos de interesse comum”, afirma. Além da escolha da presidência do Consegri, os secretários também vão aproveitar o encontro em Campo Grande para avaliar o trabalho de defesa sanitária animal e vegetal nas fronteiras brasileiras. Também serão debatidos o Plano Safra, o impacto da alteração cambial no agronegócio e a ausência de recursos financeiros destinados à agricultura no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O estatuto do Conseagri estabelece a realização de pelo menos um encontro a cada seis meses, podendo haver reuniões extraordinárias convocadas pelo presidente ou pela maioria dos secretários. “A criação de uma rotina de encontros dos secretários vai propiciar uma importante troca de experiências, pois todas as regiões do Brasil estão representadas", informa Gilman Viana.
Encontros do ano
A formação do Conseagri é o resultado de uma série de encontros dos secretários estaduais de Agricultura realizados este ano. O primeiro foi em Belo Horizonte, em fevereiro, quando os secretários discutiram o controle da febre aftosa no Brasil, as ações do governo federal nas fronteiras e as restrições impostas pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Naquela reunião foi elaborado um documento de propostas, depois levado a Brasília, onde os secretários se encontraram com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em abril.
No início de maio, durante o Agrishow, em Ribeirão Preto, houve uma nova reunião para discutir o controle sanitário do país e outras questões do agronegócio nacional. O último encontro foi novamente em Belo Horizonte, no final de maio, durante a Superagro Minas 2007. Numa solenidade que contou com a participação dos governadores Aécio Neves (MG), Paulo Hartung (ES) e Alcides Rodrigues (GO), os secretários de Minas e dos estados com os quais faz divisa assinaram um protocolo de intenções para adoção de ações integradas de defesa sanitária.
Fonte: http://www.agricultura.mg.gov.br