Associação Brasileira de Brangus

View Original

Senar-RS utilizará sensores de movimento em oficina de Boas Práticas Agropecuárias para bovinos de corte

Espaço está localizado na pista Central do parque de Exposições Assis Brasil Uma tela interativa estará disponível para os visitantes do estande do SENAR-RS, na pista central de bovinos, a fazer um passeio virtual por uma propriedade que adota Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para bovinos de corte, durante a Expointer, de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Os participantes da oficina terão acesso a sensores de movimento para realizar uma espécie de passeio, em cada item que compõe as recomendações de BPA. Segundo o chefe da divisão técnica do SENAR-RS, João Augusto Telles, as ações serão baseadas no Programa Boas Práticas Agropecuárias para Bovinos de Corte, desenvolvido em parceria com a Embrapa. "O objetivo é alcançar o aumento da produtividade e sustentabilidade da atividade abordando aspectos sociais, econômicos e ambientais", explicou Telles.
Através do passeio virtual, os visitantes poderão conhecer com detalhes cada um dos pontos de adequação da propriedade do BPA. "Por exemplo, poderemos ver uma mangueira, como ela é construída e suas propriedades que respeitam a fisiologia do animal. São todas questões que tem como objetivo um modelo de eficiência que vise o equilíbrio da propriedade, passando também pela sustentabilidade", destacou Telles. A atividade, que acontecerá na pista central de bovinos, não necessita de inscrição e contará permanentemente com instrutores do SENAR-RS para fazer demonstrações e esclarecimento de dúvidas.
O programa BPA do Senar
Ao todo, serão 108 horas distribuídas por 11 módulos que abordam os 129 itens da lista de verificações proposta pelaEmbrapa. Os itens variam entre o manejo do rebanho, passando pelo gerenciamento da propriedade, até questões ambientais. Oito instrutores do SENAR-RS estão habilitados nas áreas de administração, agronomia e veterinária para executar as ações nos treinamentos. As turmas devem ter entre oito e 20 participantes, e a recomendação da entidade é que participe o dono da propriedade e um funcionário.
Serviço:
Oficina Bovinocultura de Corte
Diariamente, 10h, 11h30, 13h30, 15h, 16h30
Local: Pista de bovinos de corte.
Atividades Senar em vários pontos do parque
O SENAR-RS também está com estandes e atividade, prestando atendimento ao público visitante da Expointer, no Centro de Treinamento Profissional, com o espaço de alimentação e nutrição, no pavilhão Internacional, com o espaço CAR, e promovendo as Vitrines da Carne e do Leite, com o Sebrae/RS por meio do programa Juntos para Competir e a Farsul, também no pavilhão internacional.    

Fonte: Assessoria de comunicação Sistema Farsul