SP: Criadores de bovinos de todo o Estado devem estar atentos a vacinação

Os criadores de fêmeas bovinas e bubalinas de todo o Estado de São Paulo devem ficar atentos ao calendário de vacinação contra a brucelose, doença transmitida por bactérias aos animais. A vacinação deve ser feita apenas uma vez, em animais com idades de três a oito meses.
A vacinação que teve início em dezembro de 2013 será encerrada no próximo mês de maio. É necessário que os criadores que tenham levado ou levarão os animais neste período observem o prazo de declaração das vacinas ao órgão oficial de defesa agropecuária. O prazo final para a declaração da vacina contra a brucelose é no dia 7 de Junho. Este prazo passou a ser o mesmo estabelecido para a declaração da vacina contra a febre aftosa.
A entrega do leite "in natura" e a emissão da guia de trânsito animal (GTA) para bovinos e bubalinos de qualquer idade, são condicionadas à apresentação, pelo criador, do certificado emitido pelo serviço oficial de defesa, que todas as fêmeas bovinas ou bubalinas do rebanho foram vacinadas contra a brucelose entre três e oito meses de idade. A relação com os nomes dos médicos veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária que realizam a vacinação no Estado de São Paulo está disponível no site da instituição. O endereço é o www.defesaagropecuária.sp.gov.br

A DOENÇA
A brucelose é uma zoonose (doença que acomete os animais e o homem) infecto-contagiosa causada pela bactéria Brucella abortus. Nos bovinos pode causar abortamento; nascimento de bezerros fracos; retenção de placenta; repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos.
Em São Paulo a vacinação é obrigatória desde 2002 quando foi instituído pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose animal.

Fonte: O Regional online - Catanduva

Anterior
Anterior

Saiba mais sobre a novidade da ABB: O Sócio Amigo

Próximo
Próximo

China liderará forte demanda global por carne bovina