Stephanes Diz Que Brasil Tem Boa Sanidade Animal
Nesta segunda-feira (30), quando encerra- se a campanha de vacinação contra a febre aftosa em 17 estados e no Distrito Federal, lembrando que no RS a campanha se estende até 15 de dezembro por causa das chuvas que dificultaram demais o trabalho de vacinação, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse, em entrevista à rádio BandNews FM, em Curitiba, que o Brasil tem, hoje, uma situação estável na questão sanitária. “Há três anos tínhamos problemas com a Rússia, União Europeia, Estados Unidos, Chile, África do Sul. Neste momento, ninguém fala em problemas sanitários, especialmente em aftosa”, afirmou.
O ministro da Agricultura disse também que o trabalho integrado nas fronteiras com a Argentina, Bolívia e Paraguai garante a sanidade animal no Brasil, porque evita a entrada da doença. “Acreditamos que, até meados de 2010, todo o Brasil terá status de livre da febre aftosa com vacinação. Será um grande marco. O status de livre sem vacinação, conquistado por Santa Catarina, pode se estender ao Centro Sul” , completou.
Enquanto isso...
O governo chinês confirmou um foco de febre aftosa em bovinos na região de Xinjiang Uygur, no noroeste do país. O vírus foi detectado em 321 cabeças e outros 1.408 animais já foram sacrificados.
Fonte: www.agricultura.gov.br