Associação Brasileira de Brangus

View Original

Homenagens nos 32 anos da Embrapa em Dourados

Criada em 75, centro tem missão de viabilizar soluções ao desenvolvimento sustentável oeste do país

A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) celebrou seus 32 anos de existência com homenagens e festividades na sexta-feira (15/06). Criada em 13 de junho de 1975, este centro ecorregional Embrapa, tem como missão viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável da região oeste do Brasil.

Logo na abertura, o diretor-executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio França, destacou o Balanço Social 2006 da Empresa, "onde os números não nos permitem ter dúvidas da importância da Embrapa ao país: a cada um real investido na Empresa, 13 reais retornam à sociedade".

O Balanço Social 2006 está disponível para consulta na página da Embrapa na Internet (www.embrapa.br). O documento mostrou que em apenas uma década as tecnologias, produtos e serviços gerados pela Empresa geraram um lucro social nominal acumulado de R$ 88 bilhões ao Brasil.

O diretor-executivo exaltou a Unidade de Dourados, que segundo ele, há 32 anos "é uma instituição viva, audaz, assertiva e cumpridora de sua missão no desenvolvimento do Brasil".

Homenagens

Ainda durante as comemorações, aproximadamente, 50 instituições entre universidades, sindicatos, prefeitura e associações foram homenageadas pela Empresa com um certificado de parceria técnica. Chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Mário Artemio Urchei frisou que "hoje o desenvolvimento é também tecnológico e a Embrapa está inserida neste processo e somente conseguiremos participar desse contexto através de parcerias". Neste caso, Urchei fez questão de destacar que "são as pessoas que constroem esta Empresa. Fomos juntos construindo os 32 anos da Unidade".

Prefeito municipal de Dourados, José Laerte Tetila, recordou que "há 32 anos a Embrapa trabalha com competência nas pesquisas agropecuárias e por causa dessa dedicação, consegue mostrar resultados. Com isso a Empresa tem impulsionado o desenvolvimento de Dourados". Em 2007, Dourados, de acordo com uma pesquisa do Jornal Gazeta Mercantil, estava entre as cem cidades mais dinâmicas do país em 2006.

Parceria

Geraldo Eugênio aproveitou a ocasião para reafirmar a parceria Brasil-Paraguai, em fase de andamento, na qual a Embrapa, através da Unidade de Dourados, estabelecerá eixos de cooperação comuns para o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas.

Presente nas festividades, Marcelo Troche, diretor do Foro Brasil-Paraguai, organização de empresários brasileiros que atuam no Paraguai e interlocutora nessa missão, afirmou que "intensificar as relações entre países vizinhos facilitará o desenvolvimento agrícola de ambos e poderemos avançar em nossos projetos, trocar experiências e pretendemos inserir nesta proposta o maior número possível de 
especialistas paraguaios".

CAE

Os 32 anos da Embrapa Agropecuária Oeste foram comemorados em conjunto com a 1ª reunião ordinária do Comitê Assessor Externo (CAE). No encontro, o pesquisador Rômulo Penna Scorza Júnior apresentou os resultados do projeto "Avaliação do potencial de contaminação dos recursos hídricos por pesticidas da bacia do rio Dourados", finalizado em 2006, com financiamento da Fundect e Embrapa.

Mário Urchei fez um relato do cenário do setor agropecuário sul-mato-grossense, onde temas como aquecimento global e cana-de-açúcar são grandes desafios. Por fim, os membros do CAE visitaram as reformas da Unidade e acompanharam o andamento das atividades deste ano.

Fonte: www.grupocultivar.com.br