Associação Brasileira de Brangus

View Original

Superagro apresenta o boi muito além da carne

O principal sub-produto do boi, a carne, todo mundo conhece. Mas pouca gente imagina que existem componentes extraídos de outros sub-produtos bovinos que fazem parte da fabricação da gelatina, extintores de incêndio, chicletes, luvas de boxe, e até de lubrificantes de aeronáutica. São conhecidos como sub-produtos não comestíveis de origem bovina. Já se foi o tempo de aproveitar só a carne do animal. Como diz o ditado: “do boi se aproveita até o berro”. Atualmente, 49 segmentos industriais dependem da bovinocultura. Tudo isso está sendo apresentado ao visitante da Superagro, no estande Boi de Capim, montado no Pavilhão do Expominas. No espaço de 400 metros quadrados, é possível fazer uma viagem pela cadeia produtiva da carne.

Segundo André Locatelli, Gerente Executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, uma das instituições idealizadoras do projeto, a idéia é mostrar toda a tecnologia envolvida na cadeia produtiva da carne. “Queremos valorizar a atividade pecuária e mostrar como o segmento movimenta a economia”, afirma.

O roteiro está dividido em cores – verde, azul, vermelho e cinza. Em cada um dos setores são passadas informações sobre produção animal, sub-produtos não comestíveis, produtos comestíveis e embalagem/varejo.

Alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da FEAD – Centro de Gestão Empreendedora – estão se revezando em três turnos diários para dar informações sobre o segmento pecuário.

Finalizando o passeio pela cadeia produtiva da bovinocultura, o visitante tem a oportunidade de conhecer uma carcaça inteira de Nelore, que está exposta em uma câmara fria, além dos principais cortes do animal, já embalados.

O Boi de Capim tem o apoio da Afrig, Sinduscarne e Fiemg. O estande está aberto ao público da Superago até domingo, 3 de junho, sempre do meio-dia às 22 horas.

Superagro

Em sua terceira edição, a Superagro Minas se consolida como ampla mostra do agronegócio mineiro, com dois eventos-âncora representados pela 47ª. Exposição Estadual Agropecuária e 10ª. Expocachaça, além de reunir os segmentos de laticínios, fruticultura, cafeicultura e silvicultura e os estreantes: apicultura e floricultura.

A realização da Superagro é do governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, junto com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas (Faemg) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A SuperAgro Minas 2007 vai até 3 de junho em Belo Horizonte/MG.

Informações adicionais: www.superagro.ima.mg.gov.br