Associação Brasileira de Brangus

View Original

Taiwan Pretende Vetar Carne Não Desossada

Em Taiwan, uma campanha contra importação da carne bovina americana com osso realiza um referendo que já entrou na sua segunda fase. Hsieh Tien-jen presidente da Fundação, juntamente com representantes de outros quatro grupos cívicos envolvidos na campanha, visitou a Comissão Eleitoral Central (CEC) para recolher os formulários para a segunda fase. Os grupos cívicos estão tentando persuadir um milhão de eleitores para assinar a petição antes de 10 de agosto desse ano.

O referendo proposto pede aos eleitores para "vetar a decisão do governo em novembro de abrir o mercado de Taiwan para a carne de bovino americana com osso, carne moída bovina, miúdos e coluna vertebral de bovinos com idade inferior a 30 meses" e exigir que o governo renegocie o protocolo de carne com os EUA. Hsieh disse que a disputa sobre as importações de carne norte-americana não tinha sido resolvida e que Washington ameaçou retaliações contra Taiwan se houvesse quebra de promessas no protocolo assinado no ano passado.

Nos termos da Lei do Plebiscito, uma petição está sujeita à aprovação do Gabinete do Referendo realizada pela Comissão de Triagem na primeira fase, durante a qual o promotor deve obter o aval de pelo menos 0,5% do número de pessoas que tiveram direito a voto na última eleição presidencial.

A fundação que liderou a iniciativa passou a primeira fase no mês passado, coletando 129.000 assinaturas - superando de longe as 86.000 necessárias entre 17,32 milhões de pessoas que estavam aptas a votar na eleição presidencial de 2008. Na segunda fase, os promotores devem assegurar a aprovação de pelo menos cinco por cento dos eleitores elegíveis dentro de seis meses do lançamento da petição.

Fonte: www.meatinternational.com