Trabalho Científico Mostra A Superioridade Brangus

Os resultados são claros em afirmar a qualidade de carcaça dos animais Brangus

A raça brangus possui vantagens enormes justamente por ser sintética, ou seja, une o que há de melhor nas raças zebuínas e angus. Trata-se de um animal completamente adaptado às regiões tropicais que conserva as caracteríticas de precocidade, docilidade, habilidade materna e qualidade de carne presentes no gado angus. Por isso a ABB entende como imprescindível a divulgação dessas características de forma técnica. Este é o resumo de um  trabalho científico realizado em 2007 pela FMVZ (Faculdade de Medicina Veterinária e zootecnia) da UNESP em Botucatu, SP.

O objetivo de trabalho foi o de acompanhar o crescimento muscular e a deposição subcutânea de tecido adiposo em bovinos superprecoces (abatidos até os 15 meses) com diferentes proporções de sangue nelore nos cruzamentos com a raça Aberdeen Angus por meio de ultra-som da área de olho de lombo (AOL) e espessura de gordura subcutânea (EGS).

Para tanto foram utilizados 54 animais machos inteiros divididos em três grupos: Nelore (N), 1/2 Angus X Nelore (1/2) e Brangus (B). Cada grupo era composto por 18 animais com peso inicial de 250 Kg e foi tratado de maneira exatamente igual no confinamento da universidade. A primeira medida foi realizada no dia zero e foi seguida de outras aferições sendo a última após o abate entre a 12ª e 13ª costelas. Para a análise estatística foi utilizado o sistema GLM do SAS e o teste de Tukey.

Apesar do peso ser o mesmo e as idades próximas, o nelore iniciou o estudo com uma AOL menor do que os dois outros grupos. O sistema de abate para animais de até 15 meses com 16@, mínimo de AOL de 62cm² e EGS acima de 3,5mm revela a necessidade de conciliação entre número de dias do confinamento e manejo alimentar adequados. Uma consideração importante nesse sentido é o peso na desmama. Quanto maior for, melhor é a chance de abate aos 15 meses com a terminação desejável.

Como resultados encontraram uma semelhança grande entre animais do gurpo B e 1/2 e sempre superior ao N que precisou de 60 dias a mais no confinamento para atingir o grau de terminação dos outros dois grupos.
Este resultado sugere fortemente a inviabilidade econômica de se confinar estes animais para abate precoce.

Houve diferença significativa entre os grupos B e 1/2 para EGS sendo que o brangus se destacou positivamente sobre o grupo 1/2. É interessante ressaltar que nos outros parâmetros não houve diferença significativa entre os animais brangus e 1/2 nelore X angus. Devemos lembrar que o animal 1/2 prima pela heterose e consequentemente pela alta produtividade enquanto que o animal brangus (3/8) tem além disso, maior capacidade de transmitir e manter níveis satisfatórios de produção quando utilizados como reprodutores e matrizes de rebanhos.

Como conclusão podemos afirmar que o brangus é a solução para o Brasil central em termos de rusticidade e precocidade aliada à qualidade de carne.

Para acessar o trabalho na íntegra cique aqui:

Assessoria Brangus

Anterior
Anterior

Pecuaristas Irão Bloquear Planta Do Quatro Marcos

Próximo
Próximo

Assembleia Do Quatro Marcos É Suspensa