UE Declara Chile Como País Livre Da Vaca Louca

A União Europeia (UE) declarou o Chile como um país livre da encefalopatia espongiforme bovina (BSE), conhecida como doença da vaca louca, de acordo com o ministro da Agricultura do Chile, Marigen Hornkohl. O ministro disse que este reconhecimento, que apenas onze países no mundo possuem, foi explicitado a todas as nações da UE, por meio da publicação no jornal oficial, datado de 11 de novembro. 

Para Hornkohl, este status coloca o Chile entre os melhores padrões sanitários do mundo e "permite alargar o acesso das exportações de carne e produtos bovinos para locais onde se encontram os mais exigentes mercados do continente". "No momento em que estamos negociando a ampliação das cotas da carne chilena para a UE, este anúncio vem para confirmar a confiabilidade e alto padrão de sanidade animal e vegetal do Chile", insistiu o ministro da Agricultura. 

Hornkohl atribuiu esta conquista ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Agrícola e Pecuário (SAG) junto com setor privado, que definem a política e os mecanismos de prevenção das enfermidades animais no país. Este é o resultando de um programa de vigilância que levou a ausência do vírus no Chile. 

Em maio deste ano, antes da declaração da UE, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), nomeou oficialmente o Chile como um risco insignificante, o que significa que a probabilidade de que a doença existisse no país América do Sul é quase nula.


Fonte: www.americarne.com


Anterior
Anterior

UE Reavalia O Plano de Bem Estar Animal

Próximo
Próximo

Primeiro Clone De Vaca Brangus Depois De Morta