UE Reavalia O Plano de Bem Estar Animal
O Parlamento Europeu está avaliando o Plano de Ação 2006-2010 Bem-Estar Animal, com vista à elaboração de um novo plano para os próximos anos. Um ponto que foi incluído no novo plano é que os países não pertencentes à UE que exportam produtos animais para a região devem reforçar os padrões semelhantes de bem-estar animal do gado para evitar distorções da concorrência entre os produtores locais e estrangeiros.
Os deputados disseram que a proteção do bem-estar dos animais é essencial e deve melhorar cada vez mais com o desenvolvimento de pesquisas e indicadores, bem como informar os profissionais e consumidores.
Alguns deputados também estão preocupados com o fato de que as novas regras da UE para cumprir a legislação ficaram mais rigorosas. Antes disso, eles querem analisar a conformidade com os regulamentos atuais, ou seja, avaliar se a legislação atual é realmente cumprida para depois lançar um novo quadro legislativo mais rígido de forma definitiva.
Estes regulamentos podem se tornar uma barreira comercial importante, se não forem baseadas na ciência e não levarem em conta os sistemas de produção extensiva, que existem em muitos países que exportam para a União Europeia.
Fonte: www.americarne.com