Uso de tecnologia é futuro de propriedades rurais
Hoje, 35% das propriedades rurais do Brasil já estão usando Gestão Administrativa, o que indica que já utilizam alguma tecnologia. O percentual apresentado por Ettore Braga Neto, supervisor comercial da Agrisoft, demonstra que a inserção da tecnologia no campo é fato no século XXI. Neto ministra palestra sobre “Como preparar sua fazenda para ser lucrativa no século XXI, incorporando a tecnologia existente”. O evento será realizado no Auditório Fernandes Sobrinho, na sexta-feira (11/04), a partir das 14 horas, na ExpoLondrina.
Segundo Neto, dos 35% de fazendas que utilizam alguma tecnologia, 33% são de gestão de rebanho. Outros 30% pretendem num prazo de dois anos estar inserindo alguma tecnologia em suas propriedades. O supervisor comercial da Agrisoft afirma que hoje a tendência do campo é usar cada vez mais tecnologia. Isto porque a rentabilidade está muito relacionada com o custo da propriedade.
“O valor do produto é definido pelo mercado. “Não é o produtor quem decide se vai vender o boi, por exemplo, mais caro ou mais barato. Então, o aumento da sua lucratividade depende de um controle do custo da propriedade”, afirma.
Em sua palestra ele irá apresentar algumas tecnologias disponíveis hoje para auxiliar neste controle de custo visando melhoria da lucratividade. Entre elas, Neto cita tecnologias de rastreabilidade (brinco eletrônico) e software para controle de custo.
A tecnologia de rastreabilidade é importante ferramenta para selecionar melhores animais e descartar os piores; controle de 100% do inventário da propriedade; confrontação de dados da fazenda com dados administrativos, entre outros.
No caso do software de controle de custo, a novidade que será apresentada por Neto é a integração de todas as tecnologias (brinco eletrônico, coletor de dados, controlador á distância da fazenda, entre outros).
Fonte: www.grupocultivar.com.br