Vaca Brangus dá à luz trigêmeos em Santa Maria

Nascimento triplo é raro, principalmente, quando crias sobrevivem e são saudáveis

Bruna Porciúncula
Portal Zero Hora

Uma vaca da raça Brangus pariu três terneiros machos, sem a ajuda de ninguém, em Santa Maria, RS, na quarta-feira. O feito é considerado algo raro, segundo o veterinário Evaristo Scherer, que atende a Fazenda Corticeira, onde ocorreu o nascimento.

“É difícil nascerem três terneiros e, ainda, saudáveis. É uma distensão muito grande no útero da mãe. Aqui, na nossa região, nunca vi um caso desses”, explica o veterinário.

Apesar de estar forte, a vaca deve receber uma suplementação alimentar para agüentar a fome dos três filhotes. A cria é fruto de uma inseminação artificial feita em janeiro, mas que não previa o nascimento de três animais, conseqüência da liberação de mais de um óvulo pela fêmea.

A criação dos recém-nascidos não deve ser problema se depender da mãe. A vaca, que chega a sua terceira cria, não estranhou os trigêmeos e cuida de cada um com muito cuidado.

Segundo o veterinário, os três terneiros nasceram com cerca de 25 quilos cada, peso considerado normal diante deste tipo de gestação. Eles também devem receber um reforço na alimentação, e a hora da amamentação de cada um será controlada, para que todos tenham seu leite garantido.

Outros casos no país
Em fevereiro, um caso como esse ocorreu em Américo Brasiliense, região das Cabaceiras, interior de São Paulo. No Sítio São Bento, uma vaca holandesa mestiça pariu três filhotes com 15 quilos cada um.

No Brasil, além do caso de Américo Brasiliense, só outros quatro fatos semelhantes foram registrados nos últimos anos. Em 2006, um fazendeiro de Guarapuava, no Paraná, também se surpreendeu com uma de suas vacas, que havia parido três terneiros de uma vez só.

Anterior
Anterior

Ações dos 30 anos da ABB começam a ser realizadas

Próximo
Próximo

Agropecuária Nemitz anuncia liquidação de plantel