Associação Brasileira de Brangus

View Original

Vaca Louca: Peru embarga carne bovina brasileira por 180 dias

O governo peruano suspendeu por 180 dias as importações de carne bovina e derivados do Brasil, devido a ocorrência de um caso ainda não esclarecido de Mal da Vaca Louca, em Porto Esperidião, município do sudodeste de Mato Grosso. A decisão do Serviço Nacional de Sanidade Agrária (Senasa), publicada na edição desta quarta, dia 7, do Diário Oficial do Peru, deve ser comunicada nos próximos dias ao governo brasileiro, que ainda não recebeu a informação oficial.
O Peru é o primeiro país a vetar as importações de carne bovina brasileira após a confirmação pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Weybridge, na Inglaterra, ter emitido laudo com resultado positivo para a marcação priônica que origina a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), nome científico do Mal da Vaca Louca.
No ano passado o Peru ficou no 68º lugar entre os importadores de carne bovina brasileira, com destaque para as compras de miúdos. No ano passado as importações recuaram 80% em relação a 2012. A queda foi provocada pelas restrições impostas no início do ano passado, após a divulgação pelo governo brasileiro de um caso atípico de Vaca Louca que ocorreu no Paraná em 2010. O caso do Paraná, que foi comunicado em dezembro de 2012, provocou a suspensão das compras por 16 países, o que pode se repetir neste ano.
O Ministério da Agricultura acredita que mais uma vez se trata de um caso isolado e atípico, sem risco algum para a sanidade animal e à saúde pública. O principal argumento do governo é de que o resultado do teste foi positivo para o príon, mas há evidências de caso atípico, já que o animal, de 12 anos, foi criado exclusivamente em sistema extensivo e os demais bovinos investigados resultaram negativo para a doença.

Fonte: Canal Rural