Você sabe o que é CAR?
CAR ou Consumo Alimentar Residual é a tradução de “Residual Feed Intake” um termo proposto por Koch em 1963. Porém não foi compreendido ou aceito pela comunidade científica até meados da década de 90 quando americanos e australianos perceberam que este parâmetro preencheria uma lacuna existente nas pesquisas relacionadas a ganho de peso e eficiência alimentar em bovinos.
Eficiência Alimentar é definida por Kg de consumo X Kg de ganho de peso, ou seja, quanto um animal precisa ingerir para atingir uma meta de ganho de peso diário. Para ser interessante esta deve ser inversamente proporcional visto que o animal que come pouco e ganha mais peso é o mais eficiente.
As pesquisas mais atuais tem demonstrado que existe considerável variabilidade entre animas como bovinos para consumo alimentar, mesmo quando este consumo é corrigido e padronizado para a categoria animal em questão. Por isso, uma característica diferente da eficiência alimentar é o consumo alimentar residual (CAR). Este é a medida da diferença entre o consumo observado (para mais ou para menos) do consumo previamente estipulado para a manutenção e crescimento. Em outras palavras o CAR é a diferença entre o consumo real e o que um animal deveria comer baseado nas suas necessidades.
CAR = Consumo observado – Consumo estimado
Assim sendo, os indivíduos mais eficientes são aqueles detentores de um CAR negativo e os menos eficientes são os que possuem CAR positivo.
O CAR, por apresentar alta herdabilidade (capacidade de ser passada para a prole) está cada vez mais presente na lista de parâmetros observados por pesquisadores do todo o mundo empenhados em identificar animais portadores de genes específicos para ganho de peso otimizado.
Um benefício adicional da seleção de animais eficientes e com CAR negativo é a diminuição da área de pastagem necessária para mantê-los bem como a redução da emissão de carbono, metano e esterco para produzir a mesma quantidade de carne. Em tempos de preocupação com impacto ambiental esta será, com certeza, uma das maiores vantagens de selecionarmos estas características em nossos rebanhos.
Fonte: V Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal
Assessoria Brangus