Associação Brasileira de Brangus

View Original

Brangus celebra 45 anos de olho no futuro da raça na Expointer 2024

Ao mesmo tempo que celebra 45 anos de uma história bem consolidada na pecuária nacional, a Associação Brasileira de Brangus (ABB) leva à Expointer 2024 ação focada naqueles que devem ser o futuro da raça. A gurizada promete movimentar as pistas do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Com telas em branco, tintas e pincéis em mãos e, é claro, muita criatividade, as crianças e adolescentes presentes no julgamento de argola Brangus vão transformá-lo em uma verdadeira vernissage. “A ideia é que, enquanto os pais acompanham as disputas, eles possam se divertir e pintar aquilo que eles estão vendo”, afirma o diretor de Marketing da ABB, João Paulo Schneider da Silva, o Kaju. O julgamento da raça - que contará com 98 animais, de 28 criatórios - será realizado no dia 26 de agosto sob o comando do argentino Carlos Ojea Rullán.

Segundo o presidente da ABB, Cacaio Osório, é necessário despertar o desejo das novas gerações pela lida. “Sabemos que são eles, nossos filhos e netos, que, num futuro próximo, darão seguimento aos nossos negócios”. O dirigente ressalta que a Brangus ainda irá comemorar os 45 anos da associação e homenagear aqueles que fazem parte desta trajetória. “Muito foi feito até aqui pelas diretorias passadas e cabe a nós darmos seguimento a esse trabalho de fomento e aprimoramento da raça”, sinaliza. A celebração será realizada no dia 25 de agosto, com um Asadito especial na Casa da entidade no Parque.

A programação também contará com Assembleia Geral de Sócios no dia 25 de agosto. Na ocasião, a diretoria, junto aos sócios presentes, definirão o local o qual ocorrerá o Mundial Brangus 2026, bem como será apresentado novo estatuto. Como de costume, a exposição contará, no dia 26 de agosto, com o Leilão Noite dos Campeões. O remate contará com oferta de reprodutores de diferentes criatórios. “Sem dúvida, teremos uma grande Expointer para a raça Brangus. Uma exposição que será marcada pela retomada do povo gaúcho após meses difíceis”, espera o presidente do Núcleo Brangus Sul, Gabriel Barros.

O julgamento Brangus da Expointer e o remate serão transmitidos pela TV El Campo e pelo canal no YouTube da ABB.

Alta de 40%
A raça Brangus registrou crescimento de 40% nas inscrições de animais de argola para a exposição. Ao todo, 98 exemplares, de 28 criatórios, devem participar das disputas em Esteio (RS). Em 2023, a mostra contou com 70 reprodutores da raça. Destaque para a participação de novas propriedades. Do montante, seis levarão pela primeira vez animais da raça na feira: Fazenda Ramada, de Painel (SC), Estância do Batovi, de São Gabriel (RS), Rancho José Guilherme, de Bom Retiro (SC), Mario Boll, de Tramandaí (RS), Cabanha Moreira, de Vacaria (RS) e Cabanha Recalada, de Capão do Leão (RS).

Programação
Sábado (24/08)

8h - Julgamento de Admissão

Domingo (25/08)
10h - Assembleia Geral de Sócios
Local: Pista B - Centro de Eventos Carlos Sperotto

18h - Asadito em comemoração aos 45 anos da ABB
Local: Casa Brangus

Segunda-feira (26/08)
9h às 12h - Julgamento de fêmeas de argola
Local: Pista 6

14h às 17h - Julgamento de machos de argola
Local: Pista 6

19h - Leilão Noite dos Campeões
Local: Casa Brangus

Crédito da foto: Douglas Salgueiro