Brangus abre inscrições para teste de eficiência alimentar em parceria com a Central Bela Vista

Depois de avaliar de forma pioneira as fêmeas para eficiência alimentar, a Associação Brasileira de Brangus (ABB) irá unir-se novamente à Central Bela Vista para, desta vez, realizar análise da característica em machos. A prova, prevista para ocorrer em 17 de fevereiro, visa selecionar aqueles animais que convertem alimentos em carne de forma mais eficiente, ou seja, os que conseguem produzir mais carne consumindo menos alimento. As inscrições, que foram abertas nesta terça-feira (3/12), devem ser feitas até o dia 10 de janeiro pelo e-mail andrea@brangus.org.br ou via WhatsApp (67) 99836-4532

Coordenadora de projetos técnicos da ABB, Ândrea Plotzki Reis, destaca que a Brangus já vem realizando há seis anos testes de eficiência em machos em parceria com instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Recentemente promovemos, de forma inédita, a prova em fêmeas junto à Central Bela Vista. Foi uma parceria de sucesso, por isso, vamos dar seguimento, em 2025, com teste em machos. Afinal, quanto mais exemplares tivermos avaliados para esta característica, mais os criadores terão a certeza de que podem difundir sua genética melhoradora para o rebanho”, aponta.

A prova terá duração total de 77 dias e analisará o Ganho Médio Diário Residual (GDAR), Eficiência Alimentar Residual (CAR), Área de Olho de Lombo por Ultrassom (AOLUS), Espessura de Gordura Subcutânea por Ultrassom (EGSUS), Percentagem de Gordura Intramuscular por Ultrassom (GIMUS) e Perímetro Escrotal (PE). Os animais devem começar a chegar ao Centro Tecnológico da Central Bela Vista, em Botucatu (SP), no dia 20 de janeiro. A fase de adaptação às instalações e à alimentação terá início no dia 27 de janeiro. O Dia de Campo com anúncio dos resultados do teste é previsto para 24 de abril.

Crédito da foto: Gabriel Olivera

Anterior
Anterior

Brangus divulga resultado da Prova Top Brangus UFRGS 2024

Próximo
Próximo

Brangus promove Dia de Campo na CRIO - Central Genética Bovina