Raça Brangus

Estrutura, carcaça, pelo fino e correção de prepúcio são as qualidades buscadas no Brangus brasileiro.
— Kaju

 A raça Brangus é o resultado de um experimento entre o cruzamento do Angus e do Zebu, realizado por técnicos norte-americanos do Departamento de Agricultura de Jeanerette em 1912, no estado de Louisiana. Na mesma época, pecuaristas de Oklahoma, no Texas, e do Canadá também passaram a fazer acasalamentos semelhantes. O objetivo dos cruzamentos era a criação de um animal que apresentasse altos índices de produtividade mesmo criado em condições de clima e meio-ambiente adversas, típicas das regiões tropicais e subtropicais.

No Brasil, os cruzamentos começaram a ser feitos na década de 1940 por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Bagé/RS. Inicialmente o resultado do cruzamento foi batizado de raça Ibagé pelos técnicos da época. Alguns anos depois, em função do cruzamento ser o mesmo alcançado nos Estados Unidos, o nome da raça passou a ser Brangus Ibagé, até que se tornou apenas Brangus, anos mais tarde.

O Brangus é uma das raças sintéticas que mais possui diversidade de selecionadores dentro de outros países além do Brasil, como a Argentina, o Paraguai, os Estados Unidos, o México, o Uruguai, a Bolívia, o Panamá, a África do Sul, o Canadá, a Colômbia e a Austrália.

Características

 
 
  • Fertilidade

  • Habilidade materna

  • Precocidade

  • Qualidade e acabamento de carcaça

  • Rusticidade

  • Tolerância ao calor

  • Resistência a parasitas

  • Longevidade

 

Assista o vídeo

 

Vantagens da raça

A raça Brangus reúne inúmeras vantagens como: a tolerância ao calor, a habilidade materna, a qualidade de carne, a padronização e rendimento de carcaça, a precocidade sexual e a fertilidade. Entre os benefícios do Brangus estão a facilidade de parto, os pelos curtos, os elevados pesos na desmama e no sobreano, o entoure mais cedo, e bom desempenho de ganho de peso, tanto a pasto quanto no confinamento.

Os animais se adaptam aos diferentes micros ou macros climas existentes no Brasil, suportando tanto as temperaturas que passam dos 35°C no sol durante o verão no Brasil Central e no norte do país, como as temperaturas negativas no inverno do Rio Grande do Sul.

O Brangus oferece o que qualquer pecuarista espera de uma raça de origem britânica, mas sem as principais limitações.

A raça Brangus agrega rapidamente as características produtivas e de qualidade de carne cada vez mais buscadas pelo mercado, destacando-se o excelente desempenho dos touros Brangus nas mais diversas condições ambientais brasileiras.
— Augusto Calddeirão

Métodos de cruzamento

A raça é formada pelo cruzamento do Aberdeen Angus e os Zebuínos - Nelore, Nelore Mocho, Guzerá, Tabapuã e o Brahman. O resultado desse cruzamento dará a possibilidade de vários graus de sangue, o qual é previsto nos vários modelos de obtenção do Brangus.