10ª edição da nacional da raça será em Campo Grande em junho
10ª ExpoBrangus ocorrerá paralelamente ao congresso internacional da carne em junho.
Já está chegando perto a 10ª edição da ExpoBrangus, a Exposição Nacional da Raça Brangus de 2011. O evento ocorrerá este ano entre os dias 4 e 9 de junho no parque de exposições Laucídio Coelho em Campo Grande/MS. A cidade foi anunciada como sede da nacional deste ano, durante a nacional 2010 em Dourados/MS pelo presidente da ABB, Marcos Lemos Meirelles. “Nosso objetivo é intensificar o projeto que visa fomentar a raça nos maiores pólos pecuários do país, principalmente no Centro-Oeste, onde o Brangus vem demonstrando sua superioridade em produzir carne de alta qualidade com excelente eficiência a pasto” explica. Um dos responsáveis pela organização da edição 2011 da nacional, o selecionador Mário Pompeo, acrescenta que “Em alguns anos atrás, a sede da ABB esteve localizada em Campo Grande, quando muitas decisões importantes que lá foram tomadas, levaram a raça a um expressivo crescimento. Neste momento é possível que a raça possa reencontrar esta direção e dar novos passos largos para se firmar e se fortalecer ainda mais no Brasil central” Explica.
Durante os seis dias de exposição, são esperados branguistas de todo o Brasil, além de selecionadores internacionais da raça que já estão manifestando interesse em prestigiar a exposição. Por conta do Congresso Internacional da Carne, integrantes dos diferentes elos da cadeia produtiva a nível mundial, estarão reunidos em Campo Grande para a discussão de temas relacionados a produção e ao mercado da carne. E o Brangus, como exemplo de raça produtora de carne de qualidade em larga escala no Brasil, estará lá!
Programação Para marcar esta edição da ExpoBrangus, uma programação intensa está sendo formulada pela comissão organizadora. No sábado, 4 de junho e domingo, 5 de junho, haverá a entrada dos animais de argola e dos rústicos. Também no domingo, está sendo programado um julgamento de gado comercial cruza Brangus e posteriormente, um abate técnico. “Nosso desejo é captarmos aproximadamente 800 bois e novilhas mestiços Brangus, com graus de sangue variados entre ½, ¾, e 3/8 zebu para julgamento e abate” revela Mário Pompeo. Já na segunda, 6 de junho, é a vez da pesagem e da admissão de todos os animais, para que na terça, 7 de junho, seja iniciado pela manhã, o julgamento dos rústicos, sendo este, válido para o ranking nacional para os animais a campo. Na quarta-feira, 8 de junho, além da abertura do Congresso Internacional da Carne, começará pela manhã, o grande momento da ExpoBrangus 2011: O julgamento dos animais de argola, que contará pontos na categoria “especial” no ranking nacional da raça, sendo esta, a 4ª etapa do calendário para os animais de elite. A ABB ainda está em processo de escolha do jurado desta edição. No dia 9 de junho, quinta-feira, ocorre a saída dos exemplares.
Inscrições dos animais
As inscrições dos animais que irão participar da mais expressiva exposição da raça Brangus no Brasil já estão abertas. Os criadores que ainda não inscreveram seus exemplares tem até o dia 31 de maio para enviar as inscrições diretamente para a Associação Brasileira de Brangus.
Leilões
Dois remates estão programados: Um de corte e outro de genética. Segundo Mário Pompeo, o objetivo é que o remate de gado de corte oferte mais de 1000 cabeças de cruzas Brangus no dia 7 de junto às 20horas. Já o Leilão de Genética Nacional está programado para 8 de junho às 20horas e deverá ofertar reprodutores e matrizes da raça forte.
Congresso Internacional da Carne
Situada no coração do Brasil, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, sediará nos dias 8 e 9 de junho de 2011 o Congresso Internacional da Carne no Centro Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, um dos mais importantes eventos sobre a cadeia do setor em âmbito mundial. Nessas datas, a cidade Morena será a capital mundial da carne. A cidade foi escolhida como sede do evento durante a assembléia geral do International Meat Secretariat (IMS), realizada no Congresso Mundial da Carne que aconteceu de 26 a 29 de setembro 2010 em Buenos Aires, na Argentina.
A pecuária de corte de Mato Grosso do Sul já é conhecida e reconhecida no País e no Mundo. Em 2009, o estado contabilizava 19 milhões de cabeças de gado, com 21 mil ha de pastagem e 3,1 milhões de bovinos abatidos. Já o volume de carne bovina exportada teve um aumento de 29,5% em 2009 em relação ao ano anterior. Os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior confirmam que a receita obtida por MS com as vendas externas foi recorde histórico em 2009 ao atingir US$ 365 milhões. Entre os países que mais compraram carne bovina estão a Rússia, o Irã e Hong Kong.
Pesou favoravelmente à escolha de Campo Grande como sede do evento o reconhecimento à qualidade da carne produzida no estado. Com o terceiro maior rebanho do País, formado por 22,5 milhões de cabeças, MS virou referência por meio de iniciativas como o programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que prevê a adaptação das propriedades de modo a garantir o bem-estar do rebanho. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site: http://www.congressodacarne2011.com.br/.
Imprensa e Comunicação
Nathã Carvalho
Associação Brasileira de Brangus
comunicacao@brangus.org.br