Brangus premia criatórios de destaque no Brangus+ na Expointer 2024

Criatórios de destaque no Brangus+, programa de melhoramento genético da raça, foram premiados, na noite desta segunda-feira (26/8), na Expointer 2024. A Associação Brasileira de Brangus (ABB) reconheceu os animais participantes da exposição deste ano com performance e fenótipos desejáveis, além de genética de qualidade, com o Prêmio Genética Brangus+. O objetivo, explica a coordenadora de projetos técnicos da ABB, Ândrea Plotzki Reis, é fomentar cada vez mais a seleção fenotípica aliada aos dados dos reprodutores. “Considerando as duas, os criadores terão informações mais precisas dos exemplares, sabendo quais apresentam melhor desempenho para o seu rebanho”, acrescenta Ândrea que, ao lado do presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da entidade, Alcides Pilau, realizou a entrega dos méritos aos pecuaristas.

A Cabanha São Bibiano, de Antônio Martins Bastos Filho, de Uruguaiana (RS), conquistou, pela segunda vez, o primeiro lugar do Prêmio Genética Brangus+ entre as fêmeas. A propriedade já havia arrematado o título na ExpoBrangus 2024 em junho. O animal de tatuagem 5788 alcançou 127,5 pontos. A segunda colocação ficou com o exemplar de tatuagem TE9723, pertencente a Cabanha Juquiry, de Ricardo Bastos Tellechea, de Uruguaiana (RS). O animal sagrou-se com 124,7 pontos.

Nos machos, o primeiro lugar ficou com o exemplar de tatuagem Q617, pertencente às propriedades Brangus HP, de Agrícola Anamélia LTDA, de Martinópolis (SP), e Estância Itamainó, de Bruno Paniz Scremin, de São Pedro do Sul (RS). O animal registrou 198 pontos. O pódio teve em segundo lugar o reprodutor de tatuagem TEC1927, da Fazenda Basso e Pancotte, de Soledade (RS), com 49,5 pontos.

Crédito: Douglas Salgueiro

Anterior
Anterior

Brangus abre inscrições de animais para a Expo Chapecó

Próximo
Próximo

Leilão comercializa genética campeã da raça Brangus na Expointer